sexta-feira, 13 de agosto de 2021

OBSERVE O CUIDADO DE DEUS


“Bendiga ao Senhor a minha alma! Ó Senhor, meu Deus, tu és tão grandioso! Estás vestido de majestade e esplendor! Envolto de luz como numa veste, ele estende os céus como uma tenda […] Fazes jorrar as nascentes nos vales e correrem as águas entre os montes; delas bebem todos os animais selvagens, e os jumentos selvagens saciam a sua sede. As aves do céu fazem ninho junto às águas e entre os galhos põem-se a cantar […] É ele que faz crescer o pasto para o gado, e as plantas que o homem cultiva, para da terra tirar o alimento […] Ele fez a lua para marcar estações; o sol sabe quando deve se pôr […] Cantarei ao Senhor toda a minha vida; louvarei ao meu Deus enquanto eu viver”.

Salmos 104:1-2, 10-12, 14, 19, 33 NVI

O escritor bíblico fala para sua própria alma da grandeza e do cuidado de Deus. Pois muitas vezes o nosso ser não percebe isso quando se foca nos problemas dessa vida, ocasionados pelo mal que entrou no mundo.

O salmista mostra para sua própria alma como Deus proveu tudo na natureza para todos os seres vivos e principalmente para o homem, que o dotou de inteligência, atribuição herdada de Deus que o fez a sua imagem e semelhança (Gn.1.26). Fazendo-o capaz de gerenciar diversas situações.

Os céus, a água, o abrigo para os passarinhos, o pasto para os animais do campo, as plantas para o homem cultivar e obter o alimento, a lua para demarcar as estações e o sol para luz, calor e energia. Tudo foi feito para nossa alegria e sustento.

Em tudo isso temos motivos de sobra para agradecer e louvar a Deus. Olhemos para isso, desviemos o foco das dificuldades, problemas e percalços e tenhamos momentos de paz em nossa alma.

Olha só isso, até o problema do mal foi resolvido na narrativa do Evangelho e do Apocalipse. Pois o salmista aqui revela apenas o cuidado divino em toda a criação. Entretanto, convido você a ler a Bíblia, a carta de Deus para nós (comece com João, Romanos e 1a João). Te convido a olhar para a criação ao seu redor e perceber que Deus cuida de tudo e que você não está sozinho.