segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Qual o sentido da vida?


Texto inicial: Eclesiastes 2.10-11

Todos correm de um lado para o outro, trabalham, lutam par conseguir dinheiro, fazem compras, compram comida, roupas, bebidas, depois descansam, programam viagens, passeios, uma casa própria, um carro, um apartamento, um sítio, sonhos e desilusões. Nascimento, infância, juventude, fase adulta, velhice, enfermidades, exercícios, luto, ansiedade, depressão, recuperação, superação, e a vida segue em frente.

O que te faz pensar em uma boa resposta para essa pergunta?

A filosofia, em seus vários segmentos, tenta nos trazer alguma resposta. O hedonismo busca responder esse questionamento sugerindo que a busca pelo prazer e a minimização da dor são os principais objetivos da vida. O estoicismo se liga na busca pela realização pessoal através do desenvolvimento do caráter para responder tal questionamento. E para isso propõe uma ênfase na vivência de uma vida em conformidade com a razão e a virtude, aceitando o que não pode ser mudado e mantendo-se sereno diante das circunstâncias externas.

Texto de pausa: Eclesiastes 4.1-3

O existencialismo enfatiza que cada indivíduo é responsável por criar o seu próprio significado na existência. Para os que pensam assim, não existe um propósito universal pré-determinado. Cabe a cada pessoa encontrar sentido na vida pela liberdade de escolha, na autenticidade, no comprometimento com valores pessoais e na confrontação direta com a própria existência; definindo seu próprio propósito e significado na vida. O idealismo busca o sentido da vida na busca do conhecimento e na compreensão da realidade através da mente. Para os que pensam assim, a resposta está ligada à busca pela verdade, à compreensão do mundo através da razão e da mente, bem como a realização de ideais éticos e morais. Tentam responder o questionamento pela sabedoria, pelo desenvolvimento intelectual e compreensão mais profunda da realidade. São aspectos fundamentais para o idealismo na definição do sentido da vida.

Porém, por meio da Bíblia Sagrada, descobrimos que o caminho para o SENTIDO DA VIDA está bem claro na primeira página dela:

No princípio Deus criou os céus e a terra”. Gn.1.1

Deus é o caminho para que encontremos a resposta! Pois foi ele quem fez tudo, e quem deu origem a vida. Quem pode dizer para que serve uma máquina ou um motor ou uma determinada peça ou produto se não o fabricante?

Deus fez a vida existir por causa de seu Filho, porque ele de fato agradaria e obedeceria plenamente a perfeição divina. Dele testemunhou o profeta João Batista:

E uma voz do céu disse: Este é o meu Filho amado, de quem me agrado”. Mt.3.17

Por isso dele se diz a Escritura em Colossenses 1.15-17. O apóstolo João o chamava de “logos”, uma palavra grega que é o princípio divino do universo. A causa de toda a vida do mundo, tanto física quanto ética. O apóstolo João usa logos por 4 vezes no capítulo 1o de seu evangelho (v.1 3x e 14 1x). E entre os versículos ele fala de toda a grandeza e glória do logos de Deus.

Como autor da vida e se tornado ser humano, Jesus, o logos de Deus e filho de Deus, assim primogênito da criação, ele é a resposta de nossa pergunta, ele é o sentido da vida. A filosofia ou a religião não respondem, porque Jesus é a resposta. Ele disse:

“… Eu vim para que tenham vida, e a tenham com plenitude”. Jo.10.10

O filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. Lc.19.10

Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai, a não ser por mim”. Jo.14.6

Vós sois daqui de baixo, eu sou lá de cima, vós sois deste mundo, eu não sou daqui. Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque, se não credes que EU SOU, morrereis em vossos pecados”. Jo.8.23,24

Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, mesmo que morra, viverá”. Jo.11.25

O SENTIDO DA VIDA não se encontra na sabedoria, no comportamento, no conhecimento, no prazer, em minimizar a dor, em realização pessoal, razão ou virtude, nem na serenidade frente as circunstâncias externas, ou em criar cada um o seu próprio significado, na busca pela verdade, realizar ideais éticos ou morais, nem compreender profundamente a realidade, nem no dinheiro, trabalho ou poder. NADA DISSO TRAZ SENTIDO À VIDA. Porque a resposta NÃO É uma filosofia ou crença, mas UMA PESSOA: JESUS.

Apocalipse 22.13 nos diz:

Eu sou o Alfa e Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim”.

ALFA E ÔMEGA: A totalidade! Jesus é tudo e tem tudo em si e não necessita de outra fonte que o complete.

PRIMEIRO E O ÚLTIMO: Jesus foi a origem de tudo e será o término. Isso envolve a sua supremacia sobre o tempo.

O PRINCÍPIO E O FIM: Jesus é o PRINCIPAL na criação, por ter sido ELE o autor da vida e por seu mérito que tudo veio a existir. E nessa posição ELE dará o FIM.

CONCLUSÃO: 

O contato com Deus através de Jesus faz com que nossa vida tenha sentido (Jo.15.1-6). Ele é a nossa resposta! Seus ensinamentos, sua história e sua vida trazem o sentido da vida.