segunda-feira, 4 de outubro de 2021

PRAZER NA VIDA, PRAZER EM DEUS


Olá povo de Deus, tudo bem? Deus abençoe suas vidas com paz, saúde, prosperidade e fé. Hoje iniciaremos um novo conteúdo de nosso momento doutrina em casa. Boa leitura e que Deus fale ao seu coração. Prazer na vida e prazer em Deus são duas coisas importantes. Infelizmente muita gente só busca o prazer da vida e se esquece de Deus. Algumas pessoas buscam prazer em Deus, mas não têm prazer na vida, desperdiçando o que Deus lhes deu. Por isso digo que é muito relevante que se busque tanto um quanto o outro. Deus nos amam e criou o mundo para nossa alegria, bem como nos fez para sua glória. Analisemos cada ponto a seguir:

PRAZER NA VIDA (Eclesiastes 9.5-10)

“Porque os vivos sabem que vão morrer, mas os mortos não sabem nada e não têm nenhuma recompensa a receber, porque a memória deles jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já não existem mais; eles estão afastados para sempre de tudo o que se faz debaixo do sol. Portanto, vá e coma com alegria o seu pão e beba com prazer o seu vinho, pois Deus já se agradou do que você faz. Que as suas vestes sejam sempre brancas, e que nunca falte óleo sobre a sua cabeça. Aproveite a vida com a mulher que você ama, todos os dias dessa vida fugaz que Deus lhe deu debaixo do sol, porque esta é a parte que lhe cabe nesta vida pelo trabalho com que você se afadigou debaixo do sol. Tudo o que vier às suas mãos para fazer, faça-o conforme as suas forças, porque na sepultura, que é para onde você vai, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. (Eclesiastes 9:5-10 NAA).

USUFRUA DA GRAÇA DE DEUS.

Apesar dos pesares… isto é, apesar dessa vida está debaixo da maldição do pecado, de suas desordens e sequelas ocasionadas pela desobediência a Deus como a pior delas que é a morte (texto inicial v.5,6). Na sua graça comum, Deus fornece ao mundo que vivemos um pouco de prazer e alegria para que não sejamos consumidos por inteiro pela dor, sofrimento e angústia. E nessa temporada da vida, temos que usufruir o que ainda tem de bom nela: “Portanto, vá e coma com alegria o seu pão e beba com prazer o seu vinho…”. (texto inicial v.7). A comida e a bebida estão sempre presentes em nossas comemorações, em nossos momentos de comunhão entre família, amigos e irmãos na fé. Temos que celebrar a vida. Pois o mundo aqui é passageiro e as pessoas se vão algumas vezes sem nem a gente esperar. Deus poderia ter destruído esse mundo assim que houve a primeira desobediência humana, mas poupou; deixando muita coisa boa pra gente aproveitar.

CONTEMPLE A CRIAÇÃO. SE A VIDA É UM DESERTO MANTENHA ELE FORA DE VOCÊ.

As pessoas estão muito estressadas, preocupadas com as coisas, a pandemia levou muita gente para o fosso da depressão, da tristeza e do pânico. Deixou pessoas viúvas, órfãos, isoladas e presas. Diante disso precisamos olhar para a vida e dizer para nós mesmos: há um sopro de misericórdia divina nesse mundo. Se você não consegue enxergar isso vá a praia e olhe para o mar… fique lá um tempo olhando e recebendo a brisa bater em seus cabelos, em sua pele, fique em silêncio, não fale nada, ouça o barulho das ondas. Vá para um canto arborizado olhe para a natureza, escute os passarinhos, respire, e veja o céu. A noite olhe para as estrelas e lua. O mundo criado por Deus ainda tem a marca de seu cuidado e amor que nos farão sentir prazer de viver. 

“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som. No entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras chegam até os confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol, que é como um noivo que sai dos seus aposentos, e se alegra como um herói a percorrer o seu caminho. Principia numa extremidade dos céus, e até a outra vai o seu percurso; e nada pode se esconder do seu calor”.(Salmos 19:1-6 NAA).

Assim você terá sempre suas vestes brancas e óleo sobre sua cabeça: “Que suas vestes sejam sempre brancas, e que nunca falte óleo sobre tua cabeça”. (texto inicial v.8). No contexto cultural da Bíblia, o dia na palestina era marcado pelo deserto, com poeira, sol, calor; e isso deixava as roupas das pessoas bem empoeiradas e sujas facilmente, bem como os cabelos secos e pontas quebradas. Uma pessoa triste e sem prazer na vida naquele tempo logo se percebia: o abandono do asseio pessoal. Portanto se cuide, se valorize, se a vida é um deserto mantenha ele fora de você. Contemple a criação de Deus e proteja sua mente.

AME.

Olhe para quem você ama, para aqueles em que você gosta de está junto: “Aproveite a vida com a mulher que você ama, todos os dias dessa vida fugaz que Deus lhe deu debaixo do sol, porque esta é a parte que lhe cabe nesta vida pelo trabalho com que você se afadigou debaixo do sol”. (texto principal v.9). Talvez você não seja casado ou não esteja namorando, essa foi a primeira imagem de reflexão que veio na mente do escritor bíblico. Todavia, cabe aqui também todas as pessoas em que você quer bem: amigos, pais, familiares, até o seu animal de estimação.

TRABALHE, CONSTRUA.

Procure transformar as tarefas de sua casa em uma construção de paz e harmonia. Gerencie seu corpo e sua mente, faça atividade física, coloque-se a disposição para o trabalho, no fim do dia você, embora cansado, se sentirá que foi útil e o sono logo virá. Faça projetos, busque conhecimento, tenha sabedoria! Aproveite cada instante de sua vida, pois não sabemos quando terminará e nem quando virá o dia mal. “Tudo que vier às suas mãos para fazer, faça-o conforme às suas forças, porque na sepultura, que é pra onde você vai, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. (Ec.9.10).

PRAZER EM DEUS (Salmos 1.1,2)

“Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Pelo contrário, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”.

NOSSO LAR NÃO É AQUI

“Você tem um endereço eternal fixado em sua mente […] Deus ‘pôs a eternidade no coração do homem’ (Ec.3.11). No íntimo você sabe que não está em casa ainda. Então, cuidado para não agir como se estivesse. Não desfaça a carga rapidamente. Você pendura quadros na parede de um ônibus? Você prepararia um quarto numa parada a beira da estrada? Você levaria uma cama tamanho extra para voo comercial? Você trataria este mundo como lar? Ele não é. A maior calamidade não é sentir-se longe do lar quando se está, mas sentir-se em casa quando não se está”. (Aliviando a Bagagem, por Max Lucado).

Toda a vida aqui nessa terra se transformou em um lugar provisório, passageiro depois que houve a primeira desobediência humana. Estamos de passagem aqui na direção do criador para a nossa casa verdadeira, capítulos mais adiante o salmista diz: “… e habitarei na casa do Senhor para todo sempre” (Sl.23.6b). Nosso lar não é aqui! E nessa passagem temos que nos voltarmos para Deus, ter prazer em Deus. Buscá-lo de todo o nosso coração. E quem toma essa postura entra no caminho de Deus, a estrada para sua verdadeira morada. Esses são chamados de os BEM-AVENTURADOS. Semelhante ao que Jesus falou inicialmente em seu longo sermão do monte (Mt.5.1-12). De acordo com Jesus, esses BEM-AVENTURADOS têm características emblemáticas: são humildes (v.3), choram (v.4), são mansos (v.5), têm fome de justiça (v.6), são misericordiosos (v.7), são limpos de coração (v.8), são pacificadores (v.9), são perseguidos (v.10), e injuriados (v.11). Em outro momento eu posso explicar mais sobre essas palavras de Jesus. O fato é que o BEM-AVENTURADO em que o salmista atribui o estado pleno de felicidade é uma pessoa que está fixada na base sólida que lhe mantém firme na caminhada para a casa de Deus, que é a Palavra de Deus. Montada em um tripé onde revela se seu prazer está realmente em Deus. Como saber? 

O verso 1 desse Salmos tem dois tipos de pessoas: os que estão parados só curtindo os prazeres dessa vida e se envolvendo com os seus pecados e o que se voltou para Deus e segue no caminho para a sua morada. Os chamados “ímpios” (cujas vidas seguem sem destino); eles têm o seu próprio caminho: “caminho dos pecadores”. E eles vivem em uma “roda”, tradução do hebraico “moshab”, quer dizer “assento, reunião, habitação, morada, habitantes”. (Dic. J. Strong). Gostaria de chamar sua atenção para “morada”. O contexto bíblico aqui do Salmos aponta para isso. Que esses “ímpios” tomaram outro caminho que não é o prazer em Deus, mas em seus pecados. Por isso chamado de “caminho dos pecadores”. E pra onde vai esse caminho? Para lugar algum, muito menos a casa de Deus. Eles fizeram uma morada própria: o prazer da vida aqui! Por isso se chama “roda dos escarnecedores”. Onde “escarnecedores” vem do hebraico “luwts”, quer dizer “escarnecer, desprezar, falar arrogantemente”. (Dic. J. Strong). Gostaria de chamar a sua atenção para “desprezar”, esses “ímpios” mencionados no Salmos desprezam a habitação de Deus, desprezam Deus, eles não tem prazer em Deus. Já O BEM-AVENTURADO tem um lar: a casa de Deus. E ele segue nesse caminho do prazer em Deus. Esse é o outro tipo de pessoa. E olhando para os dois, temos nesse Salmos uma revelação contrária ao pensamento mundano. Que deduzem: o ímpio é o feliz da história, e o cristão é o triste. Quando na VERDADE é o contrário! (Jo.8.32). Ou você acha que quem despreza a morada de Deus e o prazer nele nessa vida passará a eternidade aonde? Você acredita mesmo que o ímpio é feliz?

PERSEVERE NO PRAZER EM DEUS

O BEM-AVENTURADO está montado num tripé que avalia a si próprio todo o tempo aqui nesse mundo. Se ele tem prazer em Deus de verdade. E que determina seu avanço rumo a casa de Deus:

1) “não anda no conselho dos ímpios”. Prazer em Deus é isso. É está no caminho para a sua morada. Vivendo a vida aqui sabendo que a sua casa é a casa de Deus. E a postura de NÃO OUVIR o conselho dos ímpios é a mais sóbria e primordial da perseverança no prazer em Deus. Pois os ímpios já desistiram de Deus, o que eles têm de bom conselho para você? Continue indo em frete!

2) “não se detém no caminho dos pecadores”. Quem se detém no caminho deles já parou pra ouvir seus conselhos. Já ascende um sinal de alerta aqui! Não pare, prossiga! Deixe-os falando sozinhos! Todos nós somos pecadores certo? Mas há uma diferença entre você e o ímpio. Se você está em Cristo o pecado não lhe acomoda, ele vira um incômodo, mesmo que você goste (por ser pecador). O Espírito de Deus jamais lhe deixará em paz com o pecado. A demora no caminho errado não é normal do convertido, pois ele tem O CAMINHO rumo a sua morada com Deus. Precisa prosseguir.

3) “nem se assenta na roda dos escarnecedores”. Esse é o alerta final! O sonoro e audível alarme de perda do prazer em Deus. Você deixaria de ser BEM-AVENTURADO por causa de momentos de prazer com a carne?! Por que parar na caminhada e sentar-se com eles na “roda” (morada) passageira, enganosa e pecaminosa deles? Saiba que quem comunga da moradia deles com eles passa a escarnecer (desprezar) a morada de Deus, o prazer em Deus. Isso é um desvio da fé. Faça como o filho pródigo, retorne ao caminho para casa do Pai:

“Então, caindo em si, disse: ‘Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui estou morrendo de fome! Vou me arrumar, voltar para o meu pai e lhe dizer: Pai, pequei contra Deus e diante do senhor; já não sou digno de ser chamado de seu filho; trate-me como um dos seus trabalhadores… E, arrumando-se, foi para o seu pai…”. (Lucas 15:17-20a NAA).

SEJA CONTRÁRIO AO MUNDANO

O mundano é o cidadão do mundo (do “kosmos”), no grego bíblico sugere “a multidão incrédula; a massa inteira de homens alienados de Deus, e por isso hostil a causa de Cristo” (Dic. J. Strong). Seja o contrário! O Salmos mostra que o BEM-AVENTURADO deve se portar diferente: “Pelo contrário, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. A lei do Senhor aqui na passagem está representando a Bíblia inteira, haja vista que no tempo em que foi escrito o Salmos só existia a Torah como Bíblia, que chamamos Pentateuco, os cinco livros de Moisés. Entretanto, temos atualmente em mãos o restante das Escrituras, que nos mostram a lei do Senhor. Isto é, a sua vontade para as nossas vidas. O Evangelho, o plano de salvação. Ser contrário ao mundano é fazer a diferença. Enquanto o mundano tem prazer em fazer a sua própria vontade, temos que ter prazer em cumprir a vontade de Deus.

CONCLUSÃO

Para que possamos ter prazer em Deus é preciso meditar na sua lei. Para isso é preciso ouvi-la. E ouvimos de várias maneiras: lendo a Bíblia, assistindo as pregações no culto, lendo bons livros cristãos, estudando a Palavra de Deus. Só depois disso que vem o MEDITAR. A expressão “medita de dia e de noite” é uma exortação para todos nós que ouvimos a Palavra de Deus e não trazemos para o nosso viver (ler Tg.1.22). A palavra “meditar” quer dizer “pensar detidamente… refletir” (Dic. Aulete). O salmista nos conclama a meditar fora do ambiente da congregação. Para, em nosso dia a dia, pensar detidamente na Palavra de Deus. Isso fará toda a diferença no prazer em Deus.

Em fim, o prazer na vida é algo muito relevante para o psicológico do ser humano, para o equilíbrio emocional e harmonização consigo mesmo. E o prazer em Deus é decisivo na vida espiritual, no instinto religioso arraigado no ser humano numa harmonia com o divino. Quem tem prazer em Deus tem tudo que precisa, nada lhe falta, pois todas as outras coisas dessa vida não podem ocupar o vazio de Deus no coração humano, só Deus se encaixa. Por isso o salmista disse:

“O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta”. (Salmos 23:1 NVI).