sexta-feira, 1 de outubro de 2021

SEJA MELHOR DO QUE O PROFETA JONAS



"Mas Jonas ficou profundamente descontente com isso e enfureceu-se. Ele orou ao Senhor: Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que promete castigar mas depois se arrepende. Agora, Senhor, tira a minha vida, eu imploro, porque para mim é melhor morrer do que viver. O Senhor lhe respondeu: Você tem alguma razão para essa fúria?" Jonas 4:1-4 NVI

Somos muito ligeiros em querer a sentença de Deus sobre as pessoas mais do que a misericórdia. Somos rápidos em divulgar uma notícia ruim mais do que uma boa. Jonas fez a divulgação da notícia ruim tão rápido que em um dia todos daquela cidade (120 mil pessoas) já tinham conhecimento do assunto.

Jonas sabia que se aquela cidade tivesse arrependimento Deus teria misericórdia deles e foi por isso que ele não atendeu de primeira o chamado divino para anunciar a destruição. 

Quantos de nós não somos assim? Preferimos o caos e juízo divino do que as coisas se organizarem e vidas se arrependerem.

Nosso sentimento está tão errado quanto ao do profeta Jonas? Ou somos piores do que ele? Jonas queria a destruição e tinha plena certeza de que se as pessoas se arrependessem Deus as perdoaria. Mas mesmo assim foi em todo povo e pregou. E o que nós queremos? A misericórdia divina sobre as pessoas? Então por que não fazemos a divulgação do Evangelho para as pessoas? Se Deus tem misericórdia qual a razão de não evangelizarmos? Acreditamos na mensagem ou queremos também a destruição das vidas? Se as pessoas se arrependerão ou não quem somos nós para prever isso? Ficaremos furiosos porque elas se arrependerão? Ou não anunciamos as boas novas do Evangelho da salvação porque somos negligentes ao chamado? Jonas não era assim, ele tinha plena certeza na força da mensagem de Deus, não foi negligente ao chamado divino. O seu problema era que ele preferia a destruição do que a salvação. Nós somos melhores do que Jonas? Precisamos provar isso com nossas atitudes. Anuncie o Evangelho da salvação. Jesus veio para trazer perdão e salvação de Deus. Temos que começar a anunciar o Evangelho para as pessoas. Se vão crer ou não, o que importa é que amamos elas e que acreditamos na força da mensagem. Assim diz a Palavra de Deus:

"E disse-lhes Jesus: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado" Marcos 16:15-16 NVI

Que sejamos melhores do que o profeta Jonas. Ele acreditava no poder de Deus, na força da mensagem, mas torcia para que Deus destruísse o povo.

Jonas passou 3 dias e noites no ventre de uma baleia e sobreviveu para que entendesse o que é a misericórdia divina. Deus quer ensinar isso a nós com a história de Jonas. Jesus passou 3 dias e 3 noites no ventre da terra e depois ressuscitou. Para nos garantir a nossa justificação diante de Deus. O que você está esperando? Creia e compartilhe o Evangelho para as outras pessoas. O Evangelho está resumido em trechos da Bíblia, como por exemplo: João 3:16; Lucas 19.10; Romanos 6.23; Isaías 53.4,5.

Um bom fim de semana pra você e toda sua família. Paz, saúde, prosperidade e fé.