segunda-feira, 10 de abril de 2017

VOLTANDO AO BÁSICO


Textos introdutórios:

“Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, posto que não eram deuses? Todavia, o meu povo trocou a sua Glória por aquilo que é de nenhum proveito. Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai estupefatos, diz o SENHOR. Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.” (Jeremias 2:11-13 RA).

“A o anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer. Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.” (Apocalipse 2:1-5 RA)

Existem muitas coisas em que precisamos nos aperfeiçoar. Realmente a igreja brasileira, a igreja de Cristo no mundo todo, tem muito o que crescer no conhecimento de Deus. Isso é muito importante. O profeta conclama a todos: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Oséias 6:3 RA). Todavia, esse prosseguir de conhecer a Deus só deve ter uma continuidade se as bases forem mantidas ou se elas existirem.

Muitas vezes achamos o básico como algo irrelevante, primário, pequeno, infantil. Dizemos: Eu já cresci. Já sei o básico. Todavia, na vida cristã o básico é o que nos sustenta moralmente e doutrinariamente, enfim espiritualmente. Quando não temos as bases feitas, formadas, não temos capacidade de irmos mais além. A maturidade espiritual só alcança quem preserva o básico até o fim. E a ausência do básico pode nos levar a estagnação espiritual. Jamais progredirmos, jamais chegarmos a um nível maior e melhor de vida. Por isso o autor aos hebreus escreve: “Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.” (Hebreus 5:12 RA).

Diante disso: você já sabe o básico na fé? Você já pratica o básico? Você já leu a Bíblia toda? Você tem notas pessoais, devocionais de toda a Bíblia? Sua leitura bíblica é de qualidade? O nosso relacionamento com Deus tem sido superficial, regular, bom ou excelente?


Pode ir atrás, quando nossas perguntas são negativas diante dos questionamentos acima foi porque ou esquecemos o básico, ou negligenciamos ou não sabemos. Mas, Deus me direciona a falar que NÃO ESTÁ TUDO PERDIDO. Se ele manda falar é porque nos ama, porque quer o melhor para nossas vidas. E que temos nele uma fonte que verdadeiramente sacia a nossa sede, mas infelizmente nos contentamos com tão pouco ou com coisas triviais e supérfluas que nos ludibriam no prazer superficial e momentâneo. Jesus disse: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.” (Mateus 24:35 RA). João disse: “Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” (1 João 2:17 RA). TEMOS QUE ENTENDER que as coisas de Deus são eternas e as da terra são passageiras.

PRECISAMOS VOLTAR AO BÁSICO.

1) Voltando ao primeiro amor (Ap.2.1-5). Veja que a igreja de Éfeso, não é uma igreja nova. Ela é mencionada por Paulo em sua carta direcionada para esta igreja: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus,” (Efésios 1:1 RA). Vejam como Paulo via aquela igreja. Agora veja como Jesus a vê em Apocalipse (v.1-4). Para Jesus era uma igreja de obras, perseverante, que não suportava os falsos apóstolos, isto é, as heresias, os falsos ensinos. Uma igreja que sofreu por causa do nome de Jesus, uma igreja perseguida por causa da sua fidelidade a Cristo, ao evangelho, a Palavra de Deus. Uma igreja que nunca desanimou. Mas Jesus tinha contra ela uma coisa: que deixou o primeiro amor. Segundo o comentarista Campbell, citado por Moody, “O primeiro amor é o abandono de tudo por um amor que também abandonou tudo”. Cristo faz uma comparação aqui ao amor de uma esposa por seu marido. Do casal recém-casado que ambos fazem renúncias ao próprio ego, deixam coisas para trás, para viverem juntos e se amarem. Cristo cobra isso da igreja de Éfeso. Que ela já não era como antigamente.

Esta passagem bíblica é uma clara evidência da VOLTA AO BÁSICO. Isto é, as coisas iniciais da fé cristã. Vamos listar aqui algumas delas:

a) Escola Bíblica
b) Devocional: oração e leitura bíblica
c) Estudo da Palavra de Deus
d) Regularidade aos cultos (ceia do Senhor)
e) Santidade
f) Falar de Cristo aos outros
g) Experiências pessoais com Deus
h) Contribuição com a igreja
i) Vida de louvor e adoração
j) Jejum
k) Anseio pela vinda de Cristo

Acredito ser essas circunstâncias, práticas, que marcaram o início da vida espiritual de todos nós. Jesus disse a igreja de Éfeso: “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.” (Apocalipse 2:5 RA). Agora vamos listar conhecimentos básicos:

a) O plano da salvação: criação, queda, redenção, consumação.
b) Conhecimento de Deus: Atributos de Deus, Trindade, Jesus, Espírito Santo.
c) Conhecimento bíblico: transmissão e canonização, quantos livros, classificação, fatos bíblicos, interpretação bíblica.
d) Conhecimento da salvação: graça, arrependimento, fé, justificação, novo nascimento, santificação, glorificação.

SEM ESSES COISAS, nunca houve primeiro amor. O primeiro amor faz nascer sede por conhecimento destes assuntos, faz brotar o exercício das disciplinas práticas citadas mais acima.

VOCÊ JÁ PAROU PRA PENSAR se estas coisas ainda fazem parte da sua lista de prioridade? O que nestas coisas não existe mais em você? Façamos hoje uma reflexão sobre nós, sobre o que deixamos de fazer nestas práticas e o que esquecemos de rever nos conhecimentos básicos da nossa fé.

As palavras de Jesus tornam a ecoar: “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.” (Apocalipse 2:5 RA). Esse “candeeiro” é a igreja. Jesus tá dizendo se não houver arrependimento em ti, ele te removerá da igreja. Você não será mais parte de sua igreja. Pense nisso! Vale a pena continuar do jeito que está, ou vais voltara as primeiras obras?

QUERIDOS, ISSO É O BÁSICO. Sem o básico não há sustentação. Olhe para sua vida agora e veja. Talvez seus abalos espirituais é por falta destas coisas. Nos prendemos ao supérfluo, ao trivial, e vamos adiando ao que é eterno.

2) Voltando a beber da fonte de água-viva (Jr.2.11-13). Temos aqui outra exemplificação bíblica para a nossa admoestação, exortação e consolação. O povo de Israel havia deixado o Deus verdadeiro, aquele que é espírito, vivo, verdadeiro, por ídolos de supostas divindades, que não passavam de objetos inanimados, sem vida, como exorta o profeta de Deus: “Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade. Por que diriam as nações: Onde está o Deus deles? No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada. Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens. Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam. Israel confia no SENHOR; ele é o seu amparo e o seu escudo.” (Salmos 115:1-9 RA).

O profeta Jeremias faz grandes questionamentos: houve algum povo que trocou o seu Deus por um falso? Pois Israel fez isso. Trocaram o sentido da vida, pela ilusão da vida. O comentarista R. K. Harrison escreve: “Jeremias pede ao povo que se lembre que nenhuma nação da antiguidade jamais mudou seus deuses, muito menos por algum objeto de veneração que fosse comprovadamente menos eficiente”. Ele convoca os céus como testemunha da loucura que fazemos quando na luta pelo prazer trocamos aquilo que é o prazer eterno por prazeres momentâneos (v.12). Acredito que Jeremias esteja se referindo aqui aos anjos de Deus. Aqueles que sabem da grandeza de Deus, e quando o contemplam, só sabem dizer: SANTO, SANTO, SANTO.

A parte cruciam da palavra de Jeremias está no verso 13: “Porque o meu povo cometeu dois delitos: eles me abandonaram, a fonte de águas-vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas furadas, que não retêm água.” (Jeremias 2:13 AXXI).

Meus caros irmãos, o que nesta terra pode saciar a sede da alma humana completamente? Veículos? Dinheiro? Sexo? Poder? Propriedade? Trabalho? Diplomas? Comidas? Drogas? Música? Videogames? Internet? Esportes? Saúde? Circo? Parque de diversões? Cinema? Filmes? Bebidas? Viagens? Escola? Amizade? Festas? Família? De fato, todas estas coisas dão prazer. Mas prazeres momentâneos… NOSSA ALMA TEM UM VAZIO DO TAMANHO DE DEUS, e só Ele pode preencher esse vazio. Tudo se vai com o tempo… veículos, sexo, poder, saúde, família, amizade, diversões, etc. Menos Deus!

A VERDADEIRA FONTE DO PRAZER HUMANO É DEUS. Ele nos fez para sentirmos prazer. Ele colocou o primeiro humano num jardim, como chamava-se esse jardim? Prazer (Éden). Deus diz para Israel e para nós: VOCÊS BUSCAM PRAZER EM COISAS PEQUENAS, LIMITADAS, PORQUE DEIXARAM A MIM? EM SOU A FONTE DOS PRAZERES (DE ÁGUA VIVA). EU TENHO TUDO O QUE VOCÊS PRECISAM, MAS VOCÊS NEGLIGENCIAM! REFLEXÃO FINAL:

“No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” (João 7:37 RA).

Se aproxime, volte, arrepende-te, faça isso enquanto podes.

www.igrejagileadeaerolandia.com.br