segunda-feira, 1 de setembro de 2008

PASSAGEIRO DAS BOAS NOVAS
















Texto: Atos 8.26-38

Abrimos a nossa TV e convidamos todo tipo de gente a entrar em nossas casas trazendo várias notícias. Na internet, revistas e livros também fazemos o mesmo. Na caminhada de nossas vidas carregamos todo tipo de passageiro. Mas, quem já se deparou com um passageiro de boas novas? Se você só tem recebido notícias ruins. Se todos os meios de comunicação que você usa só te trazem desapontamento. Chegou a sua vez de me receber como este passageiro. Pois trago-lhe boas novas:


1) Deus se importa com a salvação de uma pessoa.
“Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi”. (v.26).

Nessa passagem podemos observa o cuidado e a preocupação de Deus com uma pessoa. Um anjo manda Filipe se dirigir a um local onde um etíope ia passar. Tudo o que aconteceu nessa narrativa foi resultado da ação de Deus. Jesus nos revela em uma de suas parábolas que este cuidado de Deus não foi só com o etíope, mas com toda pessoa. Conforme o texto de Lucas 15.8-10 a parábola nos conta que uma mulher perdeu uma moeda de prata e passa procurar por toda a casa. Quando achou, chamou as suas amigas e vizinhas para se alegrarem junto com ela pela moeda de prata que havia achado.
Deus se importa com a tua salvação também caro amigo. Ele está à procura de tua vida e quer te achar. Muitas vezes queremos achar Deus, mas na verdade é Deus que quer nos achar.

2) Quem se aproxima de Deus o encontra.
“Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém, estava de volta e, assentado no seu carro, vinha lendo o profeta Isaías. Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. (v.27-29).

Outra lição importante, o etíope estava fazendo a parte dele. Como vemos no texto, ele estava a procura de Deus. Estava indo para o templo do Senhor e quando voltava até arriscava uma leitura da Bíblia. Creio que não era a primeira vez que ele fazia essa prática. Mas num dia, ele se encontrou com Deus. Em outra passagem bíblica temos a história de Zaqueu (Lc.19.2-6). O texto nos conta que esse homem queria se encontrar com Jesus, mas por ser pequeno de estatura, não conseguia velo, assim subiu numa árvore e lá Cristo o contempla e se convida a jantar em sua casa.
Se aproxime de Deus. Não fique esperando. Faça a sua parte. Vá à igreja, leia a Bíblia, ore e se dedique nesse objetivo. Creio que muito em breve tu encontrarás o Senhor. A Palavra de Deus nos diz: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte...”. (Jr.29.13,14).

3) É preciso entender a Palavra de Deus.
“Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo? Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele”. (v. 30,31).

Nesta lição, temos um desafio. Observe que aquele etíope lia a Bíblia, mas como podemos ver no diálogo que ele teve com Filipe, ele não entendia nada do que lia. Existem por exemplo, as sinalizações de trânsito. Elas podem ser vistas, mas não são entendidas por alguns. Cada faixa na pista, cada placa, cada semáforo possuem um significado.
Você precisa entender a Palavra de Deus. Não basta colocá-la aberta no Salmo 91 em sua estante da sala. É preciso entender o que você lê! A Bíblia nos diz: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento...” (Am.4.6). E nos desafia: “Examinai as Escrituras...”. (Jo.5.39). As pessoas vivem hoje no engano do pecado ou de falsos ensinos porque não entendem as Escrituras. Foi o que Jesus disse aos religiosos da sua época: “... Errais, não conhecendo as Escrituras...”. (Mt.22.29).

4) A Bíblia fala do plano da salvação.
“Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador, assim ele não abriu a boca. Na sua humilhação, lhe negaram justiça; quem lhe poderá descrever a geração? Porque da terra a sua vida é tirada. Então, o eunuco disse a Filipe: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro? Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus”. (v.32-35).

Observe no texto que dentro da Bíblia o etíope lia uma passagem que estava aberta no livro de Isaías 53. Onde narra profeticamente a parte do plano da salvação que Cristo morreria em nosso lugar. A Bíblia Sagrada possui dentro dela o plano de Deus para salvação da humanidade. Assim como dentro da caixa de remédios existe a bula. Nessa bula temos instruções de como o paciente deve tomar o remédio. Caso não siga as dosagens corretas poderá não ter sucesso no seu tratamento e até riscos maiores. No plano da salvação possui instruções de como obter a sua salvação e do porque do caos ao nosso redor. Contudo, a parte mais importante do plano foi a providência que Deus tomou de enviar Jesus para nos redimir de nossos pecados e de nossa situação decadente causada pela iniqüidade (Jo.3.16). O que você tem que fazer é CRER em Jesus o Cristo (Jo.1.12; Gl.3.22; Mc.16.16), RECONHECER que é pecador (1Jo.1.10; Rm.3.23), ARREPENDER-SE dos teus pecados (At.2.37, 38, 40; 3.19) e CONFESSAR a Jesus como teu único e suficiente Senhor e Salvador (Rm.10.9; Lc.12.8,9; At.4.12).

5) Crer de todo coração é uma questão de vitalidade.
“Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. (v.37)

Em resposta a pergunta do etíope sobre a sua decisão de batizar-se em águas. Filipe lhe mostra a questão de grande valor para Deus. Isto é, “crer de todo o coração”. Para serem esterilizadas as ferramentas cirúrgicas, é necessário submete-las a grandes temperaturas. Até que todas as bactérias ou agentes infecciosos sejam eliminados. Assim deve ser com cada pessoa que se propõe a ser um cristão converso. É necessário crer de todo o coração. Não deve haver espaço para dúvidas, incertezas. A sua entrega deve se por inteiro! O seu coração não deve estar divido entre o seu eu e Deus. Ele tem que ser o dono do trono do teu coração. De nada vai adiantar você aceitar Jesus, se batizar e pertencer a uma igreja evangélica se não creres de todo o coração.