A Bíblia Sagrada nos informa: “... Então, virá o fim”. (Mt.24.14). Diz mais: “Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações”. (1Pe.4.7). Também: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim”. (Ap.22.13). E ainda: “Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade, aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?”. (2Pe.3.10-12).
Essas passagens apontam para o final de tudo. Embora alguns teólogos tentem amenizar os acontecimentos, influenciados pela filosofia e pelo humanismo secular; bem como algumas seitas pseudo-cristãs, que declaram a preservação da terra, não tem como fugirem das palavras tão claras de Jesus: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão”. (Mt.24.35).
Deixando de lado as especulações dos incrédulos. Precisamos entender porque o fim virá. O fim virá por muitos motivos. Analisando a Bíblia Sagrada em seu contexto. Posso afirmar que o fim virá: