domingo, 4 de dezembro de 2011

O ENSINO BÍBLICO DA SALVAÇÃO - atualizado em 25.04.16



Tendo em vista trazer uma mensagem mais aprofundada sobre o assunto, atualizei-o. Porém devido aos formatos não foi possível postar aqui, mas segue o link para que todos que já leram esta minha postagem possam apreciá-la novamente e com as atualizações.

A Doutrina da Salvação

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O FIM VIRÁ!




A Bíblia Sagrada nos informa: “... Então, virá o fim”. (Mt.24.14). Diz mais: “Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações”. (1Pe.4.7). Também: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim”. (Ap.22.13). E ainda: “Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade, aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?”. (2Pe.3.10-12).

Essas passagens apontam para o final de tudo. Embora alguns teólogos tentem amenizar os acontecimentos, influenciados pela filosofia e pelo humanismo secular; bem como algumas seitas pseudo-cristãs, que declaram a preservação da terra, não tem como fugirem das palavras tão claras de Jesus: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão”. (Mt.24.35).

Deixando de lado as especulações dos incrédulos. Precisamos entender porque o fim virá. O fim virá por muitos motivos. Analisando a Bíblia Sagrada em seu contexto. Posso afirmar que o fim virá:

sábado, 22 de outubro de 2011

QUANDO CRISTO VIER, ACHARÁ FÉ NA TERRA?



Texto base: "quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?" Lucas 18.1-8

O que pensamos sobre fé? No mundo gospel rapidamente um monte de crentes responderiam essa pergunta. Já criaram até o slogan: “O poder sobrenatural da fé”. Todavia, a fé que Jesus fala é dessa? Ouvimos costumeiramente entre nós pentecostais que antes da vinda de Cristo, a igreja passará por um grande avivamento. Mas, como relacionar essa intuição com esse texto?

Essa pergunta de Jesus é uma retórica. Ele, na verdade, está afirmando que o mundo mergulhará em uma grande ausência de fé. E geralmente pensamos logo em um crescimento espantoso do ateísmo. Porém, quando estudamos a doutrina do fim dos tempos descobrimos um futuro mundo dominando por um ser religioso chamado de “outra besta” (Ap.13.11-14), um tempo de apostasia (abandono da fé) de manifestação do mal com sinais e prodígios (2Ts.2.9,10). Assim, o que podemos afirmar sobre a pergunta de Jesus?

Que a fé verdadeira, genuína, autêntica, entrará em uma grande escassez. Essa é a interpretação mais próxima do sentido em que Jesus fala em Lucas 18.8! Observem que a primeira recomendação que Cristo dar ao responder sobre o fim dos tempos aos seus discípulos é: “... Vede que ninguém vos engane” (Mt.24.4). No mundo hoje podemos perceber que já existe uma preparação desse cenário profético de Jesus que tem se aproximado cada vez mais para essa quase extinção da fé verdadeira. Temos provas disso ao nosso redor:

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O PRESENTE DE DEUS


"porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor". Romanos 6.23

PORQUE O PRESENTE DE DEUS TEM VALOR?
Porque a morte passou a reinar sobre a vida em virtude do pecado. Isso é uma realidade que a Bíblia nos revela. Você pode ler: "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram". (Idem 5.12). Não tem ninguém que fuja da morte. Ela possui um "aguilhão", do grego "kentron", tipo: picada de abelha, escorpião ou cobra. E a Bíblia diz que: "O aguilhão da morte é o pecado..." (1Coríntios 15.56). Lembre-se: Você é pecador, e como tal morrerá por teus pecados. O "salário", isto é, o pagamento que você merece é a morte. Nisso todos os supostos "santos" do catolicismo romano tropeçaram. Porque só Deus é "santo" (incontaminado) do pecado. Por isso dele se diz: "Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo". (Apocalipse 15.4). Você, eu, eles, somos pecadores e carecemos da glória de Deus em nossas vidas: "pois todos pecaram e carecem da glória de Deus". (Romanos 3.23).

quarta-feira, 6 de julho de 2011

SUPORTANDO E VIVENDO AS AFLIÇÕES DA VIDA COM DEUS


Texto: Isaías 40.12-31

Não existe uma coisa mais democrática na face da terra do que o sofrimento. Não tem rico ou pobre, culto ou inculto, branco ou negro, homem ou mulher, que seja blindado ao sofrimento. O sofrimento bate em todas as portas. A nossa vida é cheia de momentos difíceis. Aflições, perdas, pânico, dores, tragédias. E diante de tudo isso a fé cristã nunca se mostrou omissa. Jesus nos disse: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. (João 16.33). A Bíblia Sagrada nos ensina a suportar e viver as aflições da vida com Deus. E na passagem de Isaías descobrimos as recomendações do profeta para que venhamos a ultrapassar os vales e chegarmos do outro lado ilesos. Vejamos:

domingo, 1 de maio de 2011

VOCÊ JÁ DEU O DÍZIMO DO SEU TEMPO A DEUS NESSE MÊS?





















Vamos lá: um mês tem 720 horas. 10% seriam 72 horas. Indo nos cultos aos domingos quatro vezes por mês, passando 2 horas por culto, você daria 8 horas de tempo para Deus. Você ainda tinha que ir à semana Terça e Quinta, por exemplo, para poder cumprir às 64 horas restantes, assistindo 1:30h por culto, no mês você daria 12 horas de tempo para Deus. Porém, ainda assim teria que cumprir às 52 horas de tempo para Deus. Pois bem, restaria ainda você ter que freqüentar a Escola Bíblica Dominical, com duas horas aula em quatro domingo, daria mais 8 horas de seu tempo para Deus. Mesmo assim, ainda restariam 44 horas para dar a Deus. Separando 30 minutos de devocionais diários (oração e leitura da Bíblia) você daria 15 horas de tempo para Deus. Mas, faltaria ainda 29 horas para cumprir o dízimo do seu tempo. Então, entraria aqui o seu tempo para discipular ou evangelizar, digamos que você faça isso uma vez por semana por 2 horas de atividade, você daria 8 horas de tempo para Deus. Mesmo assim, ainda sobraria 21 horas para Deus. É tempo que ainda pode ser preenchido:

7 horas para participar de reuniões de pequenos grupos;
7 horas para participar de atividades sociais;
7 horas para cooperar com atividades na sua congregação.

E AÍ? VOCÊ DAR O DÍZIMO DO SEU TEMPO PARA DEUS?...

sábado, 9 de abril de 2011

AS CEM OVELHAS PERDIDAS


Texto principal: Lucas 15.1-7

Jesus nos revela nessa passagem uma verdade que supera conceitos da tradição cristã, que supera definições dos que buscam salvação por obras, que supera toda e qualquer ilusão de bondade humana.

Aqui aparentemente, mas só aparentemente, temos uma ovelha perdida. Todavia quero trazer ao conhecimento popular, para todo olho ver e ler, que na verdade, olhando para o contexto bíblico e buscando uma exegese das palavras de Cristo narrada por Lucas, são cem (100) ovelhas perdidas e não uma.

Olhando para o texto bíblico sem preconceitos impostos pela tradição e ressaltando a clareza do contexto quero vos trazer aqui lições preciosas de Cristo para as nossas vidas. Como disse o profeta Moisés: "Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca. Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva. Porque proclamarei o nome do SENHOR. Engrandecei o nosso Deus". (Dt.32.1-3).

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Um caminho sobremodo excelente















1Coríntios 12.28-31; 13.1-8.

O apóstolo Paulo termina o capítulo 12 colocando os dons na igreja em uma espécie de ordem. Parece-me proposital para chegar ao principal assunto que ele quer falar. O caminho sobremodo excelente: O AMOR. Que é um caminho que todos nós na igreja devemos seguir. Principalmente em nossas famílias. O amor é tem forte e superior que até os descrentes quando cantam músicas que falam de amor chama atenção, toca, fica na história. Isso porque a Bíblia diz que Deus é amor (1Jo.4.8), e quando se fala de amor, indiretamente se fala de Deus. Que todos nós através dessa mensagem possamos dosar o nosso relacionamento na congregação e na família com essa grande virtude que, além de mandamento divino (Mt.22.37-40), é fruto do Espírito Santo (Gl.5.22).

sábado, 1 de janeiro de 2011

O Caminho do agir de Deus














Texto: 2Timóteo 1.5-7

O agir de Deus tem diferentes formas de operar. O seu agir é maravilhoso, e só não percebe quem não quer. Eu vou mostrar aqui, o que eu creio que seja o caminho preferido de Deus agir. Embora eu admita que ele tome outra seqüência se não encontrar abertura nessa. É como a água, embora fechamos de uma lado ela tomará outro caminho

Observo que o caminho de agir de Deus tem um propósito: abençoar o ser humano. É incrível como Deus se importa conosco. A Bíblia Sagrada desafia os mais céticos nas seguintes passagens: Gênesis 1.26; Jó 7.17; Salmo 8.4; João 3.16,17; Romanos 5.8; idem 8.37; Efésios 2.4; idem 5.2; 2Tessalonissences 2.16; 1João 4.11; idem 4.19.

Assim, nesse cuidado, amor e atenção especial que ele dar ao homem, nós podemos encontrar o caminho do seu agir na seguinte ordem: