segunda-feira, 7 de julho de 2008

VOCÊ ANDA EM QUAL CAMINHO?











"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim". João 14.6. "Quanto a Deus, o seu caminho é perfeito; a promessa do Senhor é provada; ele é um escudo para todos os que nele confiam". Salmos 18.30

A nossa vida é cheia de caminhos. Tanto caminhos abstratos como caminhos reais. Quando saímos de casa já temos uma estrada diante de nós para tomarmos. As nossas fases da vida vêm seguidas de caminhos a seguir: o caminho da escola, o caminho do casamento, o caminho da faculdade, o caminho do trabalho. E há caminhos também muitos perigosos: o caminho das drogas, o caminho do alcoolismo, o caminho da prostituição, o caminho do crime. Todos sabemos que temos sempre diante de nós caminhos para trilharmos, e sabemos também que para cada caminho que nos depararmos temos o poder de escolha. Exceto o caminho da morte, pois todos cedo ou tarde iremos trilha-lo.

Acima desses caminhos há o caminho mais sublime e mais relevante de todos: o caminho de Deus (Jesus). Esse caminho supera a todos os caminhos de nossa vida. E é preciso que venhamos discernir se estamos neste caminho. Porque é o único caminho que nos leva a redenção: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. É através deste caminho que quando nos deparamos com o caminho da morte ele nos conduzirá seguro a presença de Deus (João 5.24). Todos os caminhos de nossa vida se vão, mas o caminho de Deus permanece. Daí a sua grande importância.

Entretanto, as pessoas muitas vezes dizem ou pensam que estão no caminho de Deus, mas de fato não estão. Por exemplo:


1) Tem gente que anda no caminho dos próprios olhos (Provérbios 21.2)
"Todo caminho do homem é reto aos seus olhos; mas o Senhor pesa os corações".

Aos olhos de muita gente, ser caridoso, cidadão ou uma pessoa pacata significa está no caminho de Deus. Entretanto, o caminho de Deus, como o nome já diz, ele não é composto por obras humanas, mas pela graça divina, do começo ao fim. O caminho de Deus é Jesus, só Ele.

2) Tem gente que anda no caminho enganoso (Provérbios 14.12)
"Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte".

Outras pessoas pensam que pelo fato de pertencer a uma religião já um suficiente para trilhar o caminho de Deus. Mas não existe nenhuma denominação religiosa no mundo que possa salvar alguém. A Palavra de Deus é clara, não há nenhum outro nome dado pelos homens que possa salvar alguém além do nome de JESUS, O CRISTO. (Atos 4.10,12). Somente através de Jesus podemos nos aproximar de Deus (1Timóteo 2.5). Se alguém deseja trilhar uma religião, deve procurar uma que tenha JESUS, O CRITO. Como centro de sua teologia e mensagem. Que não divida a glória de Deus com mais ninguém! (Isaías 42.8).

3) Tem gente que anda em caminho perigoso (Provérbios 4.14)
"Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus".

Há pessoas também que partem para o caminho do crime. Um caminho muito, mais muito perigoso. Suas conseqüências são as mais diversas. E possui três precipícios: o presídio, o cemitério e o inferno. Ao contrário desse caminho, o caminho de Deus, é um caminho de paz e de segurança: "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam". (Salmos 23.1-4).

4) Tem gente que anda no caminho escuro (Provérbios 4.19)
"O caminho dos ímpios é como a escuridão: não sabem eles em que tropeçam".

Ainda temos um grupo de pessoas que trafegão por esse caminho. Têm olhos, mas não podem enxergar, pois andam pelo caminho escuro e assim não podem ver. Andam em círculos, mas não percebem. Tropeçam na mesma pedra várias vezes sem perceber. Muitos vão por esse caminho... e acham que estão certos, porque não podem ver. Esse caminho é o caminho do pecado, de uma vida sem Jesus. Ele nos diz: "Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida". (João 8.12).

CONLUSÃO

Se você anda por esses caminhos, a tua solução é Jesus, O Cristo. A Palavra de Deus diz: “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”. (Provérbios 3.6). Só Jesus poderá endireitar as tuas veredas. Todos esses caminhos podem ser corrigidos por Jesus, o verdadeiro Caminho de Deus.

Aceite Jesus hoje mesmo como o seu único e suficiente Salvador. Ele irá restaurar as tuas veredas e te levará ao Pai.