quarta-feira, 13 de março de 2019

FARAÓ - UM CORAÇÃO DURO DIANTE DE DEUS


Depois, foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto. Respondeu Faraó: Quem é o SENHOR para que lhe ouça eu a voz e deixe ir a Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir a Israel. Eles prosseguiram: O Deus dos hebreus nos encontrou; deixa-nos ir, pois, caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao SENHOR, nosso Deus, e não venha ele sobre nós com pestilência ou com espada. Então, lhes disse o rei do Egito: Por que, Moisés e Arão, por que interrompeis o povo no seu trabalho? Ide às vossas tarefas.” (Êxodo 5:1-4 ARA).

Faraó foi um homem de coração obstinado, duro, mesmo diante das pragas enviadas por Deus sobre o Egito não foi suficiente para que este viesse a se quebrantar. Todo momento a Palavra de Deus chegava em sua presença por meio de Moisés e Arão, mas seu coração se fechava para a Palavra. Não é assim que muitas vezes ocorre em nossas vidas? Quantas pessoas de Deus já chegaram diante de nós com a Palavra de Deus e não demos ouvidos? Você já percebeu que em algum momento de nossa vida já tivemos um coração assim? Será que precisamos de grandes sinais para que venhamos a ceder ao reino de Deus? Faraó é um exemplo típico de um coração obstinado para com Deus. O que precisa acontecer em sua vida para que tu sejas quebrantado diante de Deus?

1) UM CORAÇÃO CHEIO DE SOBERBA QUE IMPÕE ESCRAVIDÃO
A soberba de Faraó arruinou sua vida. Ele ouvindo a Palavra de Deus disse não conhecer o SENHOR, disse que Moisés e Arão estavam interrompendo os trabalhos, e mandou-os trabalhar. Muitas vezes somos seduzidos por esse ímpeto faraônico de nos tornarmos escravos de nós mesmos, de nossas ambições e cuidados da vida em detrimento das coisas espirituais, divinas e celestiais. Mas Deus resiste aos soberbos! Ele abençoa aqueles que reconhecem que precisam dele e dependem dele, e sua bênção dar maior graça para que possam prosseguir na caminhada:

Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tiago 4:6 ARA).

D. L. Moody comenta: "As dificuldades em se viver para Deus dedicadamente num mundo mau são muitas, mas Ele dá maior graça, a qual aqui parece significar "ajuda gratuita". E essa ajuda gratuita Deus põe à disposição, como diz Pv. 3:34, não para os soberbos, pessoas autossuficientes, mas para os humildes, homens dependentes".

2) UM CORAÇÃO INFLEXÍVEL DIANTE DO PODER DIVINO
Mesmo quando as forças humanas e sobre-humanas do mal falham. Ainda assim, há pessoas que não se dão conta de que Deus está confrontando suas vidas, chamando-as para obedecer suas ordens. Faraó tinha uma em que Deus lhe deu: deixa meu povo ir me adorar!

Disse o SENHOR a Moisés: Dize a Arão: Estende o teu bordão e fere o pó da terra, para que se torne em piolhos por toda a terra do Egito. Fizeram assim; Arão estendeu a mão com seu bordão e feriu o pó da terra, e houve muitos piolhos nos homens e no gado; todo o pó da terra se tornou em piolhos por toda a terra do Egito. E fizeram os magos o mesmo com suas ciências ocultas para produzirem piolhos, porém não o puderam; e havia piolhos nos homens e no gado. Então, disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.” (Êxodo 8:16-19 ARA).

A humanidade decaída e anjos caídos podem até tentar reproduzir os feitos de Deus por algum momento, mas chega uma hora que isso acaba! Vejam que um simples inseto fez todos os imitadores dos feitos divinos ficarem impotentes e não puderam mais fazer o mesmo. Os próprios adivinhadores, magos, astrólogos de Faraó reconheceram a interferência divina: "Isto é o dedo de Deus". Em comparação com esse fato temos os religiosos da época de Jesus Cristo que, mesmo fazendo grandes sinais e maravilhas diante deles desprezavam-no acusando-lhe: "Ora, ele expele os demônios pelo poder de Belzebu, o maioral dos demônios". (Lc.11.15 ARA). Todavia, Jesus lhes respondia: “Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós.” (Lucas 11:20 ARA). Essa expressão dedo de Deus tem uma associação com a interferência divina, com o poder do Espírito de Deus. D. L. Moody comenta: "Uma figura de linguagem para o poder de Deus. O exercício do poder de Deus provava que Jesus introduziu o governo de Deus entre nós". Veja a dureza dos judeus religiosos contra Jesus e seus feitos. Assim era Faraó, e assim muitas vezes somos nós. Os próprios homens ocupados com as forças ocultas perceberam a interferência divina, mas Faraó não teve o mesmo discernimento e temor. E você?

Até mesmo o povo de Israel, representado em seus religiosos nos tempos de Jesus Cristo, mostravam a dureza de coração perante ele, pois nem seus antepassados diante de Moisés, antes dele se apresentar a Faraó para trazer a Palavra de Deus se comportaram assim: “Arão falou todas as palavras que o SENHOR tinha dito a Moisés, e este fez os sinais à vista do povo. E o povo creu; e, tendo ouvido que o SENHOR havia visitado os filhos de Israel e lhes vira a aflição, inclinaram-se e o adoraram.” (Êxodo 4:30-31 ARA). Pense bem... quantos milagres Jesus fez? E Moisés? O que fez perante o povo aqui nessa passagem bíblica para que eles cressem? Apenas 2 - a mão dele ficava leprosa e depois se curava e seu bordão jogado ao chão virava serpente. E Jesus? Meu amigo... Ele ressuscitou a Lázaro com 4 dias de morto, transformou água em vinho, multiplicou os pães e alimentou milhares de pessoas, deu vista aos cegos, curou dezenas de leprosos, curou surdos e mudos, expulsou muitos demônios dos corpos das pessoas. Mesmo assim não creram nele. Assim é um coração duro diante de Deus!

3) UM CORAÇÃO QUE NÃO SE RENDE DIANTE DA RUÍNA
Mesmo quando tudo estar arruinado. Ainda assim, há pessoas que não se rendem e nem reconhecem que precisam de Deus!

Então, os oficiais de Faraó lhe disseram: Até quando nos será por cilada este homem? Deixa ir os homens, para que sirvam ao SENHOR, seu Deus. Acaso, não sabes ainda que o Egito está arruinado? Então, Moisés e Arão foram conduzidos à presença de Faraó; e este lhes disse: Ide, servi ao SENHOR, vosso Deus; porém quais são os que hão de ir? Respondeu-lhe Moisés: Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos, e com os filhos, e com as filhas, e com os nossos rebanhos, e com os nossos gados; havemos de ir, porque temos de celebrar festa ao SENHOR. Replicou-lhes Faraó: Seja o SENHOR convosco, caso eu vos deixe ir e as crianças. Vede, pois tendes conosco más intenções. Não há de ser assim; ide somente vós, os homens, e servi ao SENHOR; pois isso é o que pedistes. E os expulsaram da presença de Faraó.” (Êxodo 10:7-11 ARA).

Veja que até os próprios oficiais do exército egípcio reconheceram a grandeza e o poder de Deus. E se deram por conta de que todo o Egito estava arruinado, mas Faraó não via nada disso. Será que não nos encontramos assim? Resistindo ao Espírito de Deus, ao dedo de Deus, mesmo vendo tudo cair ao nosso redor? Como é lastimável um coração duro diante de Deus!

4) UM CORAÇÃO CHEIO DE CONDIÇÕES PARA OBEDECER A DEUS
Mesmo diante dos critérios divinos e ordens para soltar o povo, Faraó impôs condições a Deus. Há corações assim, que mesmo diante dos propósitos divinos, querem estabelecer condições para Deus.

Nos tempos de Jesus Cristo muitas pessoas quiseram impor condições para Ele também. Teve um homem que disse: "Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai". ((Mt.8.21 ARA). Outro disse: "Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa". (Lc.9.61 ARA). Os judeus religiosos disseram-lhe: “E, saindo os fariseus, puseram-se a discutir com ele; e, tentando-o, pediram-lhe um sinal do céu.” (Marcos 8:11 ARA). Veja quão rude é o coração humano quando rejeita a voz de Deus! Para Deus não existe condições, ou obedece a ele por fé ou não obedece! Quem põe condições na frente não crer e por isso já está reprovado. 

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6 ARA).

Todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.” (Hebreus 10:38 ARA).

Faraó impôs as condições para liberar o povo: "Não há de ser assim; ide somente vós, os homens, e servi ao SENHOR". Esse papo de exclusividade masculina tem sido um grave problema na vida espiritual da igreja. Satanás sempre age querendo que os que são dos nossos não sejam levados a presença de Deus. Ir somente os homens a presença de Deus não é bom. Deus quer as mulheres e as crianças pra ele também. Jesus disse aos que impediam de vir até ele as crianças: “Jesus, porém, chamando-as para junto de si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus.” (Lucas 18:16 ARA). Mas um coração obstinado não entende essas coisas. Faz com que os homens se ponham a ir só.  Nossa mente não pode ser influenciada pelo maligno. A religião do Novo Testamento mostrou-se desembaraçar as restrições espirituais das pessoas. Enquanto que a do Velho Testamento era marcada por muitas restrições à presença de Deus. Precisamos pensar nas nossas mulheres e crianças, eles também precisam de Deus. Um ministério que impede as mulheres de servir a Deus não é sadio. O Novo Testamento foi claro quanto a espiritualidade e sacerdócio universal dos crentes. Enquanto que no Velho Testamento só homens entravam no Templo do SENHOR, só um sumo sacerdote entrava nos santos dos santos, só a tribo de Levi prestava os serviços do santuário e sacerdotais, só a nação de Israel tinha os privilégios divinos, entretanto Jesus rasgou o véu no grito da cruz e cessou tudo isso!

A Bíblia, no Novo Testamento, nos ensina:

Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. De sorte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” (Gálatas 3:27-28 ARA - o grifo é meu).

As mulheres se reuniam num mesmo lugar com os apóstolos e juntos aguardaram a promessa do Espírito Santo que veio sobre todos sem restrições:

Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.” (Atos 1:14 ARA).

Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.” (Romanos 10:12 ARA).

João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!” (Apocalipse 1:4-6 ARA - o grifo é meu).

Observe que o sacerdócio era exclusivo também da tribo de Levi, mas Deus constituiu Jesus Cristo como nosso sumo sacerdote. Todavia ele era da tribo de Judá. Portanto, afastemos de nós os rudimentos passados da lei e nos voltemos para o Evangelho da graça de Cristo em que não faz distinção de pessoas:

Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação”. (1 Pedro 1:17 ARA).

Portanto, quebrante-se perante a Deus. Volte-se pra ele, pois é rico em perdoar. A ele seja a honra e a glória para sempre amém.