terça-feira, 7 de junho de 2016

PARA SEMPRE JESUS


Texto em foco: Isaías 53.1-12

"Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido. Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca. Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos. Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu". (versão ARA).

_________ // _________

Verso 1: "Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR?

NÃO COMPREENDIDO PELOS SEUS.

O povo de Israel não compreendeu a vinda do Messias para redenção. O apóstolo Paulo fez citação dessa passagem: "Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Pergunto mais: Porventura, não terá chegado isso ao conhecimento de Israel? Moisés já dizia: Eu vos porei em ciúmes com um povo que não é nação, com gente insensata eu vos provocarei à ira. E Isaías a mais se atreve e diz: Fui achado pelos que não me procuravam, revelei-me aos que não perguntavam por mim. Quanto a Israel, porém, diz: Todo o dia estendi as mãos a um povo rebelde e contradizente". (Rm.10.14-21).

_________ // _________

Verso 2: "Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse".

PARA OS OLHOS CARNAIS UM SIMPLES HOMEM, PARA OUTROS OLHOS: MAIS DO QUE ISSO.

Deus enviou Jesus a semelhança dos homens e na mais simplicidade de vida. Para que os vissem pelos olhos da fé e não pelos olhos carnais. O apóstolo João escreveu: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai". (Jo.1.14).

_________ // _________

Verso 3: "Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso".

REJEITADO POR SEU POVO E PELO MUNDO.

O profeta previu toda a rejeição de Israel e do mundo ao Messias. Revelando toda a sua humanidade. Como escreveu o apóstolo João: "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam". (Jo.1.11). "O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más". (Jo.3.19).

_________ // _________

Verso 4: "Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido".

DURANTE SUA VIDA NA TERRA SE COMPADECEU DE NOSSOS MALES E OS TOMOU SOBRE ELE.

O profeta Isaías revelou o ministério terreno de Jesus quando fez muitos milagres como Salvador. Conforme relata o apóstolo Mateus: "Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes; para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças". (Mt.8.16,17).

_________ // _________

Verso 5: "Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados".

NA CRUZ REALIZOU PRINCIPAL OBRA: O PERDÃO DOS PECADOS.

Aqui o profeta Isaías revela o alvo do ministério terreno de Jesus. Conforme disse o apóstolo Paulo: "Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras". (1Co.15.3).

_________ // _________

Verso 6: "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos".

ELE VEIO PARA NOS APROXIMAR DE DEUS.

O profeta Isaías mostra a supremacia do evangelho sobre tudo: que todos somos pecadores e precisamos do SALVADOR. Conforme o apóstolo Paulo citando as Escrituras e depois conclui : "como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer [...] pois todos pecaram e carecem da glória de Deus". (Rm.3.10-12,23).

_________ // _________

Verso 7,8: "Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido".

ELE VEIO COMO CORDEIRO PARA O SACRIFÍCIO.

O profeta Isaías associa o Messias ao cordeiro para o sacrifício como oferta pelo pecado, descrevendo o ato costumeiro e representativo dos sacrifícios pelo pecado usado em toda história do Velho Testamento. Como o profeta João Batista declarou ao vê-lo: "No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!". (Jo.1.29).

_________ // _________

Verso 9: "Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca".

EM SUA MORTE NÃO CESSARAM AS PROFECIAS.

O profeta Isaías cita o relato de João 19.38 e seguintes, onde José de Arimateia, homem muito rico, providenciou seu sepultamento. Ele era membro do Sinédrio.

_________ // _________

Verso 10: "Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos".

ELE TORNOU-SE JUSTIÇA DE DEUS POR NÓS.

O profeta Isaías revela a justiça de Deus. Se ele quisesse condenar todos nós ao inferno, isso seria justo, pois todos pecamos. Mas, Deus prova o seu amor em colocar sua justiça sobre Jesus, seu filho. Conforme relata os apóstolos João e Paulo: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". (Jo.3.16). "A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça [...] Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira". (Rm.1.18; 5.8,9).

_________ // _________

Verso 11: "Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si".

SEU ATO DE JUSTIÇA ESTÁ A DISPOSIÇÃO DE TODOS, MAS SÓ É EFICAZ PARA OS QUE CREEM.

O profeta Isaías dar a conhecer que nem todos serão salvos, mas muitos serão. Conforme relatam os apóstolos Paulo, Marcos e Mateus: "e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos". (2Ts.3.2). "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado". (Mc.16.16). "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus [...] Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos"(Mt.7.21; 22.14).

_________ // _________

Verso 12: "Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu".

ELE SE FEZ PECADO E INTERCEDEU POR NÓS; LEVOU O PECADO DE MUITOS

O profeta Isaías termina esse capítulo nos revelando o maior ato de justiça da humanidade: Jesus colocou-se como pecador, criminoso e por nós intercedeu. O apóstolo Paulo e seu companheiro de viagens missionárias - Lucas, relatam sobre isso: "Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus". (2Co.5.21). "Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes". (Lc.23.34).

Ele levou os pecados de muitos. Isto é, de todos quantos creram nele. No passado, presente e futuro. Conforme os apóstolos João e Paulo relatam: "... aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo". (Ap.13.8). "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome". (Jo.1.12). "Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem". (Gl.3.22).

Solus Christus! Icthus! Iesou Christou theou uios soter.