sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O TEMPLO DE DEUS TEM QUE SER RECONSTRUÍDO, NÃO PODE PARAR













Texto principal: "Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá". 1Co.3.16,17

Há muito tempo atrás, o Templo de Israel havia sido destruído, porque o povo de Israel havia deixado de buscar ao seu Deus Yahveh e de guardar seus mandamentos. Então, sob a permissão de Yahveh, a Bíblia nos conta que o rei da Babilônia: Nabucodonosor invade Jerusalém, destrói o Templo e toda a cidade; e ainda leva o povo cativo. Há mais tempo atrás ainda, o ser humano ao desobedecer ao seu Criador caiu de seu estado de imagem da glória de Deus e honra para um estado desprezível e miserável de pecador. Você pode perceber tamanha semelhança?

Pois, a semelhança continua... Jesus Cristo veio ao mundo para reconstruir um templo superior (Jo.2.19). Não o Templo de pedra, mas um templo de carne, espiritual, para ser morada de Deus: o nosso coração. Não é a toa que o apóstolo Paulo fala o que acabamos de ler aqui. Somos realmente Templo de Deus, mas estamos sendo restaurados ou abandonados em ruínas? Creio que hora de começar a restauração do Templo de Deus em teu coração não percebe? E creio também que os que estão em restauração não se desanimem diante das ameaças externas para parar!

Vamos abrir nossas Bíblias no livro de Esdras e aprender um pouco mais sobre isso? Vejamos:

Esdras 1.1-4: Nada impede o agir de Deus em nossas vidas. Muito tempo depois do rei babilônico Nabucodonosor, um novo reino toma o seu lugar conforme profetizou o profeta Daniel, o rei da Pérsia: Ciro. Esse rei é tocado por Deus Yahveh para ordenar ao povo de Israel a voltarem a Jerusalém e reconstruírem o Templo. Não existe nada e nem ninguém que impeça o agir de Deus. Sua Palavra diz: “Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Is.43.13). Saiba você, que se hoje mesmo se renderes a Jesus, a obra de restauração de tua vida para ser Templo de Deus começará e ninguém impedirá! E você meu irmão que anda abatido, com as obras de Deus paralisada em tua vida, não desanimes, a Palavra nos diz: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus”. (Fp.1.6).

Esdras 3.10-13: O agir de Deus é tremendo, é emocionante, é poderoso. Quem viu aquele Templo ser destruído, desmoronado pelos babilônicos, o povo que foi levado cativo, o profeta Jeremias escreveu o livro de Lamentações exatamente contemplando a destruição do Templo. Agora, vê-lo sendo reerguido é muito tremendo, emocionante, poderoso. Saiba meu querido quando Deus transformar tua vida, quando suas mãos tocar tua vida, as ruínas deixadas por Adão em teu coração, hão de ser restauradas por Jesus Cristo para o louvor; glória e morada do Altíssimo!

Esdras 4.4-7, 11-13, 23,24: Os inimigos da humanidade vão pelejar para impedir a obra de reconstrução do Templo de Deus. Os povos ao redor de Jerusalém começam a se levantar contra a reconstrução do Templo. Eles partem para a autoridade máxima, o rei da Pérsia, desde Ciro, Dario, até os dias de Artaxerxes. Para que ele viesse a impedir as obras. Somos informados pela Bíblia que algumas vezes “rei da Pérsia” é uma alusão a Satanás (você pode ver isso em Daniel 10.13). Meus irmãos e amigos, a Bíblia nos informa que somos Templo de Deus; que fomos feitos a imagem e semelhança de Deus; que fomos feito para sua glória (Rm.11.36). Portanto, Satanás e seus agentes: o mundo, o pecado e a carne vão pelejar para que continuemos em ruínas. E se houver início de obras de restauração do Templo de Deus em nossas vidas. Satanás e os seus vão pelejar para que seja paralisada a obra. Portanto, lutemos. A Palavra nos diz: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. (Tg.4.7). “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente”. (1Jo.2.15-17). “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências”. (Gl.5.24). “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam”. (Tg.1.12).

Esdras 5.1-5: Deus levanta seus profetas para animar na obra de reconstrução do Templo dele. Os profetas Ageu e Zacararias foram grandemente usados para animar o povo na reconstrução. Meu caro irmão e amigo, não temas as ameaças da carne, do pecado, do mundo e nem de Satanás. Se concentre na obra de Deus em tua vida. A Palavra diz: “... desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus...”. (Hb.12.1,2). Logo vem o livramento de Deus como aconteceu com Israel: “Não interrompais a obra desta Casa de Deus, para que o governador dos judeus e os seus anciãos reedifiquem a Casa de Deus no seu lugar”. (Ed.6.7). Assim como Jesus foi tentado no deserto, mas Deus lhe deu o conforto e Satanás o deixou.

Esdras 7.10: Uma vez tornando-se Templo de Deus o ser humano tem que si dispor a buscar, aplicar e ensinar a Palavra de Deus para sua vida e aos outros. Depois que o Templo de Deus foi estabelecido em Israel, Esdras se dispôs a buscar, aplicar e ensinar a Lei de Yahveh em sua vida e na vida do povo. Meu irmão, se você é um Templo de Deus, com certeza o teu coração irá dispor a buscar e aplicar a Palavra de Deus em tua vida e também na do teu próximo.