quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O FIM VIRÁ!




A Bíblia Sagrada nos informa: “... Então, virá o fim”. (Mt.24.14). Diz mais: “Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações”. (1Pe.4.7). Também: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim”. (Ap.22.13). E ainda: “Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade, aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?”. (2Pe.3.10-12).

Essas passagens apontam para o final de tudo. Embora alguns teólogos tentem amenizar os acontecimentos, influenciados pela filosofia e pelo humanismo secular; bem como algumas seitas pseudo-cristãs, que declaram a preservação da terra, não tem como fugirem das palavras tão claras de Jesus: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão”. (Mt.24.35).

Deixando de lado as especulações dos incrédulos. Precisamos entender porque o fim virá. O fim virá por muitos motivos. Analisando a Bíblia Sagrada em seu contexto. Posso afirmar que o fim virá:

1º Porque Deus tem que acabar com a conseqüência do pecado;
É notório vermos na Bíblia que Deus definitivamente decidiu nos perdoar pela sua graça através da entrega de seu filho Jesus (Jo.3.16,17; 1Jo.4.14; Rm.3.24; 5.1; etc.). Contudo, em parte alguma da Bíblia nós encontramos Deus cancelado as conseqüências de nossos pecados.

Pense em todo sofrimento que existe no mundo. Você pensa que foi Deus quem os criou? O sofrimento é conseqüência de pecados cometidos, bem como de decisões erradas que tomamos. Para que o sofrimento acabe, Deus tem que acabar com a conseqüência, e para que a conseqüência acabe Deus tem que dar fim ao que existe hoje. Acompanhe os seguintes textos:

“porque o salário do pecado é a morte...”. (Rm.6.23). “... aquilo que o homem semear, isso também ceifará”. (Gl.6.7). “E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória”. (1Co.15.54). “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”. (Ap.21.4).

2º Porque Deus tem que dar fim a iniqüidade;
A humanidade vai de mal a pior. As pessoas já não são mais pecadoras (hamartia: violação da lei divina, errar o alvo). Estão piores: vivem na iniqüidade (anomia: desprezo e violação da lei divina). Por isso, Deus dará um basta! A palavra de Deus prevê esse comportamento humano e profetiza o que Deus fará:

“Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras”. (Ap.22.11,12). “Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro... Bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade contra os que praticam tais coisas. (Rm.1.26,27; 2.2). “Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder, quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho)”. (2Ts.1.9,10).

3º Porque Satanás e todos os seus anjos devem ser condenados;
Deus não deixou por menos. Ele é justo. E no seu tempo, Ele condenará Satanás, ele e seus anjos, por tudo o que fizeram nos céus e na terra. As tentações sobre a humanidade, a sedução das guerras, dos estupros, dos ídolos, das feitiçarias, das heresias, das prostituições, adultérios e etc. Das possessões das pessoas, da rebelião provocada em toda a terra contra Deus e de insuflar a humanidade para apostasia total.

A Bíblia nos diz: “... Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”. (Mt.25.41). “O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos”. (Ap.22.10).

4º Porque o reino deste mundo tem que ser entregue a Jesus.
A humanidade não permite Jesus reinar sobre ela. Uns buscam Maomé outros a Buda, Nossa Senhora e tantos outros, seguidores dos falsos cristos e falsos messias, e quando não, buscam a si próprios, adoram a si mesmos. O humanismo secular expulsou Cristo das escolas e até de algumas igrejas, o centro do universo deixou de ser Cristo e passou a ser o homem. Deus os entregará a esse erro, dará ao mundo o “iníquo” (anti-cristo), mas depois os puxará como se puxa um peixe num anzol. Por isso está escrito: “Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça”. (2Ts.2.9-12).

Jesus nos ensinou a orarmos: “venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu”. (Mt.6.10). Jesus virá sobre a terra, e multidões se lamentaram por não terem acreditado em seu evangelho:

“Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória”. (Mt.24.30). “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!”. (Ap.1.7). “porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos”. (At.17.31). “O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos”. (Ap.11.15).