terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A BABEL DO SER HUMANO
















Texto apreciado: Gênesis 11.1-9

A vida humana secular tem sido construída em cima de origens antigas. Infelizmente não com base nas origens dos servos de Deus. Mas nos servos de si mesmos. A torre de Babel é uma lição divina para que a humanidade não viva para si, mas para a glória de Deus. Porém, esta lição tem sido esquecida por muitos. Que se preocupam mais em provar que a tal narrativa bíblica não exista do que em aprender suas lições. Assim, venho aqui refrescar a consciência humana com três lições extraídas do texto:


1 - Toda união sem propósitos espirituais não glorifica a Deus.
“Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar” (v.1).

O povo falava a mesma língua, mas quando usaram esta unidade para um propósito não foi para glorificar a Deus, mas a si mesmos. A palavra de Deus diz:

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1Coríntios 10.31).

“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Romanos 11.36).

Você se uni com outras pessoas para quê propósitos? A nossa sociedade se uni para propósitos espirituais ou materiais?

2 - A união que glorifica a Deus constrói altares.
“E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa. Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra” (v.3,4).

Ao invés de construírem um altar para Deus como fez Noé (Gênesis 8.20) os construtores fizeram uma torre para glória deles mesmos.

O que você está construindo? Quais são os seus projetos? Tem o propósito de glorificar a Deus? E quando se fala em altares não se pode negar o “sacerdote”. O teu pastor tem sido convidado para abençoar os teus planos? Os teus planos são limpos o suficiente para serem abençoados? Ou você recebe dinheiro sujo e ainda agradece a Deus como aqueles pilantras da política fizeram?

3 - A vida sem Deus é confusa.
“Destarte, o SENHOR os dispersou dali pela superfície da terra; e cessaram de edificar a cidade. Chamou-se-lhe, por isso, o nome de Babel, porque ali confundiu o SENHOR a linguagem de toda a terra e dali o SENHOR os dispersou por toda a superfície dela” (Gênesis 11.8,9).

Quando o povo se uniu para fins fora da glória de Deus o Senhor os confundiu. O problema não estava na torre. Pois temos torres hoje muito maiores.

A interferência divina na variedade de dialetos causando confusão entre eles é um sinal para a humanidade saber que uma vida sem Deus é e sempre será confusa. Contudo o nosso Senhor Jesus diz para toda a humanidade:

“como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido”. (Romanos 9.33).

Se você quer construir sua vida como altar a Deus lembre-se de por a pedra fundamental que é Jesus: “Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido”. (Romanos 10.11).