sábado, 1 de agosto de 2009

GUARDANDO NOSSAS VIDAS DO IMPÉRIO DE SATANÁS











Texto para leitura inicial: Lucas 11.24-26

Império significa: “autoridade, comando, domínio, influência dominadora”, etc. Algumas citações bíblicas referidno-se ao império de Satanás: “império das trevas” (Colossenses 1.13). “exércitos espirituais da maldade” (Efésios 6.12 A21). “príncipe do poderio do ar” (Idem 2.1 A21). Observe que no grego (exousia) a palavra “poderio” ou “principado” na versão ARA e ARC. Tem o significado de “poder de escolha”, “liberdade de fazer como se quer”. O Diabo é príncipe sobre os demônios e sobre as pessoas que querem fazer o que querem sem sujeição a Lei divina. Ele atua especificamente sobre aqueles que não querem ficar na dependência de Deus. Por isso que a palavra que vem em seguida é “ar”. Que figura bem este sentimento de “liberdade”. Ele é príncipe dos demônios e dos seres humanos que querem viver na liberalidade, querem viver sem Cristo. E ainda tem gente que diz que recebera a Cristo, mas não anda nele. O que é contraditório: “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele”. (Colossenses 2.6).

Cristo nos adverte sobre o cuidado que devemos ter em guardar as nossas vidas deste império, observe os versos anteriores do texto inicial. (v.21,22).


1) Mantenhamos nossa vida cheia do Espírito Santo (v.24a).
“Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos...”.
Perceba no texto que os espíritos imundos saem vagando em busca de corações sem o Espírito Santo, “corações [lugares] áridos”. Contudo, um dos símbolos do Espírito Santo é a água (ver João 7.38,39). Ele traz refrigério ao coração humano. Toda aridez produzida pelo pecado é transformada em solo úmido, pronto para produzir frutos para a glória de Deus (ver Gálatas 5.22,23).
Como está seu coração? Você tem permitido o Espírito Santo trazer umidade ao teu coração? Você tem buscando o derramamento da água do Espírito sobre sua vida?

2) Aceitemos o senhorio de Jesus sobre nós (v.24c).
“... Voltarei para minha casa, donde saí”.
Observe o que diz o texto: “voltarei para minha casa”. Ele se acha dono das vidas, e se não estivermos em Cristo ele vai querer atuar como faz com os ímpios (ver Efésios 2.2). Se abrirmos mão de todo o nosso egoísmo e dermos lugar a Cristo. Não haverá espaço para que o inimigo venha querer reivindicar o que não lhe pertence mais.
Quem manda na tua vida? (você ou Jesus?) Quem conduz sua caminhada? Você quer ser servo de Cristo ou escravo do Diabo?

3) Não deixemos que a obra de Deus pare em nossas vidas (ver Mt.12.44b).
“... E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada”.
Observe que na narrativa de Mateus ele registrou que Cristo também disse que a tal “casa” estava “desocupada”, usa-se no texto a palavra grega “scholazo” que significa: “cessar de trabalhar”, “vadiar”, “estar livre do labor”, “estar desocupado”.
Não devemos suspender a obra de Deus em nossas vidas. E fazemos isso todas as vezes que adiamos nossa leitura devocional da Bíblia, nossas orações, adorações no culto em sua igreja, o ministério no qual Deus começou e etc. (ver 1Tessalonicenses 5.19; Efésios 4.30).
Aquilo que Deus iniciou em tua vida continua se aperfeiçoando? Você é uma casa ocupada do trabalhar de Deus ou desocupada? O agir de Deus em tua vida continua?

4) Não basta sermos libertos do império das trevas devemos aceitar o reino de Jesus (v.25,26).
“E, tendo voltado, a encontra varrida e ornamentada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem se torna pior do que o primeiro”.
Veja que a “casa” se encontrava “varrida” e “enfeitada”. Contudo quem limpou e enfeitou a “casa” não permaneceu ou continuou nela. E ainda, ao ver sem ninguém, o espírito imundo vai e chama outros “setes espíritos piores do que ele”. Isso ele faz para garantir seu domínio sobre aquela pessoa. As pessoas devem se entregar a Cristo primeiro, para que não haja risco de serem limpas, purificadas, perdoadas de seus pecados e depois venham a ser expostas a uma recaída crônica. Pessoas que procuram libertação sem Jesus só fortalecem mais ainda o poder de Satanás sobre suas vidas. E fica aqui o alerta para os ministros que fazem exorcismos sem averiguar se as vidas querem seguir a Cristo (ver 1Timóteo 4.22,23).Você impõe a mão sob todo tipo de gente sem averiguações? Você quer os benefícios de Jesus ou o reino de Jesus? Porque você segue Jesus? Você está em Cristo?