quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

JESUS MESSIAS SALVADOR















Texto: Trechos do profeta Isaías

Quando falamos de Jesus dentro do Novo Testamento nos sentimos em casa. Para todo bom cristão os evangelhos são como pão já passado com manteiga. Contudo, nos sentimos desafiados a falar de Jesus também dentro do Velho Testamento. E nesta perspectiva quero apresentar Jesus Messias Salvador.

Percorrendo todo o Velho Testamento descobrimos uma fonte que sacia nossa sede. Encontramos um evangelho ousado. Fora da sua época, um homem cheio da glória de Deus, consegue vislumbrar a mensagem daquele que seria o Salvador do mundo. Ele revelou detalhes da vida de Jesus como se estivesse vivendo ao lado dele.

Isaías era um aristocrata de nascimento, bem educado e por chamado divino tornou-se um proclamador dos oráculos de Deus. Ele foi instrumento escolhido por Deus em Jerusalém. Era casado, tinha dois filhos. E de acordo com a tradição, Isaías foi martirizado, tendo sido serrado pelo meio. O livro do profeta Isaías foi escrito aproximadamente no ano 745 a.C. Ele exerceu o seu ministério por um período de mais de quarenta anos, de 740 até depois de 701 a.C.

Vejamos algumas revelações do evangelho de Cristo na boca do profeta Isaías:


· Isaías é chamado para anunciar. (Isaías 6.1-8).
#
Em primeiro lugar Isaías teve primeiro um encontro com Deus para que ele pudesse anunciar Jesus Cristo. Deus chama primeiro as pessoas para Ele, depois envia. No chamado de Moisés não foi diferente (Êxodo 3.10). Muitas pessoas não cumprem o IDE de Jesus porque não tiveram um verdadeiro encontro com Ele. Quem teve um encontro com Deus não fica calado, mas fala de suas maravilhas.
Tenha um encontro com Deus, Ele se revelará a ti. Se buscares de todo o coração (Jeremias 29.13). Então, tu serás um mensageiro de sua Palavra.

· Isaías anuncia o sinal do Emanuel. (Isaías 7.11-14).
#
Deus esteve e está entre os homens. Observe que depois que teve o encontro com Deus Isaías não ficou mais calado. Abriu a sua boca e anunciou Jesus. E o desafio de Isaías foi ainda maior. Pois ele não anunciou o que Jesus fez como nós normalmente fazemos. Mas, ele anunciou o que Jesus iria fazer. E a primeira palavra de Isaías sobre Cristo é que ele seria Deus conosco (é o significado da palavra hebraica “Emanuel”). Isto é, não estaríamos mais distantes de Deus. Ele viria até nós.
Meu amigo, Deus esteve e está entre nós agora. Através da vinda de Jesus ao mundo, veio até nós a presença de Deus como nunca houve até agora. Receba Jesus em tua vida hoje mesmo e terás Deus presente em ti. A presença de Jesus no mundo revolucionou a história. Portanto, não adianta dizer que Jesus já está em você se não houve mudança em tua vida. Deixe essa justificativa de lado e receba verdadeiramente Jesus.

· Isaías anuncia o nascimento e obras do salvador. (Isaías 9.1-6).
#
Isaías prevê o nascimento do Salvador, Jesus de Nazaré. Como ele falou assim aconteceu. Jesus nasceu em Belém, conforme o profeta Miquéias havia predito (Miquéias 5.2), e Isaías prevê também as obras praticadas por Jesus para abençoar nossas vidas, transformando a maldição da queda do pecado em bênção:

Maravilhoso – Ele operou grandes sinais e maravilhas quando esteve entre nós. E hoje, por meio do seu Espírito Santo, continua a trazer maravilhas.
#
Conselheiro – Ele não deu conselhos ruins ou errados. Suas palavras traziam grandes orientações práticas para a vida natural e espiritual. Hoje, por meio dos evangelhos que narram sua vida, continua trazendo grandes conselhos para as nossas vidas.

Deus forte – Ele não falha. Sua forma de operar e sua graça têm trazido cura, transformação e perdão a todos os homens. Não existe enfermidade, mau caráter ou pecado que ele não possa acabar.

Pai da eternidade – Ele não tem pressa. Sua promessa de voltar é certa. Mas, o tempo é dele. Ele existe antes de tudo e na hora certa virá. E também no momento certo ele trará cura, restauração ou respostas as tuas orações.

Príncipe da paz – Ele trouxe paz. Não a paz como o mundo compreende. Chamada apenas de “ausência de guerra”. Mas, paz com Deus! A Bíblia fala da ira de Deus contra o pecado (Romanos 1.18). Mas Cristo traz paz através da sua morte (Idem 5.1). E essa paz de reconciliação do homem confuso pelo pecado vem na vida daquele que crê em Jesus e recebe Ele em sua vida como único e suficiente Salvador (Idem 10.9,10). Ele trará também fim as guerras. Contudo, Ele quer acabar primeiro a guerra interior do homem.

· Isaías anuncia a origem de Jesus e seu juízo. (Isaías 11.1-4).
#
Isaías faz menção a Jessé (Filho de Obede, neto de Boaz e Rute, e pai de Davi). Na genealogia de Jesus citada por Mateus faz referência também (Mateus 1.5). Segundo Isaías, Jesus traz bênçãos e juízo sobre o mundo. Ele anuncia o Cristo que trará bênçãos aos mansos, mas julgará com justiça os avarentos e arrogantes e como trataram os pobres da Terra. Isaías revela nessa predição a origem davídica de Jesus e sua justiça sobre a Terra. Como dizia o cego Bartimeu, que era cego naturalmente, mas compreendia o Messias: “Jesus filho de Davi, tem compaixão de mim”. O pior cego é o que não quer ver. Abra os olhos e veja Jesus Salvador Messias! Deixe de lado esta incredulidade e passe a crer em Jesus como Messias, que ele desvendará dos teus olhos toda cegueira espiritual e terá misericórdia de tua vida.

· Isaías anuncia o servo do Senhor. (Isaías 42.1-4).
#
Jesus age como ferramenta divina na Terra. Todo o cuidado de Deus para com a humanidade passa por Jesus. Ele veio para servir (Mt.20.28). Jesus é o nome pelo qual devemos ser salvos e fora dele não há outro jeito (Atos 4.12; João 14.6; 1Timóteo 2.5). Veja amigo, Jesus está a serviço do Pai a teu favor. Receba neste momento, tudo aquilo que Jesus pode te oferecer. Veja algumas de suas promessas:

“... quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”. (João 5.24).

“Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. (Idem 7.38).
#
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também”. (Idem 14.1-3).

“... eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. (Idem 10.10).

“... estou convosco todos os dias até à consumação do século”. (Mateus 28.20).

“Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna”. (João 6.47).

“... Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida”. (Idem 8.12).

· Isaías anuncia o cordeiro de Deus imolado (Isaías 53.1-5).
#
Jesus tira o pecado do mundo. Foi o que muito tempo depois o profeta João Batista anunciou (João 1.29). O profeta Isaías anteviu que em Jesus os nossos pecados seriam perdoados. Foi isso que ele fez quando foi para cruz. Não importam quantos sãos os teus pecados ou quão grandes sejam. Jesus veio morrer por nossos pecados (1Coríntios 15.3; Gálatas 1.4; 1João 2.2; 4.10). Basta apenas você crê: “... Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”. (Atos 16.31). Se você está doente, creia na possibilidade de Jesus também de curar. Pois o mesmo texto fala que ele levaria sobre si as nossas enfermidades. O apóstolo Mateus reconheceu isso e escreveu: “... trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes; para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças”. (Mateus 8.16,17).

· Isaías anuncia a graça messiânica de Jesus. (Isaías 61.1-3).
#
Jesus manifesta a graça de Deus aos homens. Ele foi ungido pelo Senhor para trazer esperança aos quebrantados. Curar-nos interiormente, trazer libertação do poder de Satanás e consolar os que choram. Receba o favor de Deus sobre a sua vida, não espere pela amanhã. Busque a Cristo em sua vida e você terá esses favores divinos. Ele te chama: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. (Mateus 11.28).