segunda-feira, 3 de novembro de 2008

A TRANSFORMAÇÃO CAUSADA POR DEUS NA VIDA DE UM HOMEM


















TEXTO BASE:
"No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória. E as bases dos limiares moveram-se à voz do que clamava, e a casa se enchia de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado. Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim". (Isaías 6.1-8).

Diferente das outras religiões. O cristianismo verdadeiro é marcado não por rezas, celebrações, rituais, imagens de esculturas, símbolos ou objetos de culto. Mas por vidas transformadas. Pela ação de Deus na vida de homens e mulheres que abriram seus corações para Jesus.

Quando praticado como deve ser, o cristianismo torna-se singular dentre todas as religiões. No entanto, quando negligenciado será apenas mais uma religião.

A transformação causada por Deus na vida de um homem (ou mulher) o torna:


1o Privilegiado

“Eu vi o Senhor” (verso 1) – Assim disse Isaías quando Deus o visitou em oração. Muitos perdem este privilégio não porque Deus os rejeitou. Mas porque não o buscam. A Palavra de Deus nos diz: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto". "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes". "Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". (Isaías 55.6; Jeremias 33.3; Mateus 11.28).

2o Convicto

“Aí de mim” (verso 5a) – Muitas pessoas só terão esta convicção quando o Senhor vier na sua glória e majestade. Aí será tarde de mais. O homem transformado é convicto de sua fragilidade diante de Deus: “Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti. já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados”. (Lucas 15.18,19).

3o Consciente

“Sou homem de lábios impuros” (verso 5b) – Um homem transformado é consciente de seus pecados. Reconhece que é pecador. Por isso precisa de Jesus seu salvador para lhe perdoar os pecados: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”. (1João 1.8-10).

4o Purificado

“A tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado.” (verso 7b) – Jesus veio para os pecadores. A pessoa que não aceita que é pecador não tem como ser purificado por Deus. Não é uma pessoa transformada ainda: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto”. (Salmo 32.1).

5o Atencioso

“ouvi a voz do Senhor” (verso 8) – As pessoas transformadas por Deus são sensíveis a sua voz: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem”. “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que vencer, de modo algum sofrerá o dado da segunda morte”. (João 10.27; Apocalipse 2.11).

6o Disponível

“Envia-me a mim” (verso 8b) – Finalmente, aquele que é transformado por Deus está disponível para ele em qualquer hora. Este verdadeiramente assumiu o papel de Cristo: Servir. “assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”. (Mateus 20.28).