sexta-feira, 18 de julho de 2008

JESUS QUER ENTRAR NA TUA VIDA



Texto base: Mateus 21.1-13

Não tinha como alguém de Israel ir a Jerusalém e não ir ao templo. Seria uma blasfêmia tal omissão. Jesus era conhecido em toda a Galiléia, mas faltava-lhe espaço em Jerusalém. Lá se encontrava Herodes, o filho daquele que ordenou a morte de todas as crianças com o intuito de matá-lo e lá se encontrava os religiosos que pregavam a salvação por meio de obras. Não era nada fácil para Jesus, em ser quem era, entrar em uma lugar que já tinha rei e que já tinha uma fé. Um rei sem justiça e da capacidade de salvar nem a si próprio. Uma religião que se havia corrompido por dogmas humanos e hipocrisia.

Assim disse Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”. Jesus entra em nossa vida para que ela não seja mais a mesma! Creio que a entrada de Jesus em Jerusalém é uma ilustração idêntica de Jesus entrando na vida de uma pessoa. Tudo o que ocorreu nesse fato narrado, ocorre com cada pessoa que recebe a Jesus como seu Salvador. Todos os impedimentos de Jesus vir a Jerusalém são os mesmos impedimentos de Jesus entrar na vida de alguém.

Entretanto, Ele diz: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”.

1) Ao entrar em uma vida Jesus se propõe a ser: Rei, Justo e Salvador (v.2,7)
"Ide à aldeia que aí está diante de vós e logo achareis presa uma jumenta e, com ela, um jumentinho. Desprendei-a e trazei-mos... trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então, puseram em cima deles as suas vestes, e sobre elas Jesus montou".

Jesus escolheu um jumentinho para entrar em Jerusalém, porque a sua proposta era ser Rei, Justo e Salvador de Israel. Conforme a profecia de Zacarias (9.9), o messias viria ao povo como tal.

Jesus quer ser o Rei porque ele quer mandar em nossas vidas; Justo porque ele não tolera a prática do pecado e Salvador porque ele quer nos trazer a redenção de nossa condenação. Biblicamente todos somos pecadores e condenados. Em Ef.2.1-7 o apóstolo Paulo nos apresenta outrora sem Deus como “mortos em delitos e pecados”, como “filhos da desobediência” e “filhos da ira”. Por isso, Jesus vem até nós para reinar, justificar e salvar.

2) Jesus entra na vida de alguém para libertação espiritual e não material (v.9)
"E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!".

Observe que o povo gritava “Hosana” quando Jesus entrava em Jerusalém. Essa palavra significa “salva, agora”. Ora, como o rei Herodes havia se subjugado ao domínio de Roma. Declaravam Jesus seu novo Rei, pois queriam dele e esperavam nele a libertação política de Israel e não espiritual.

Quantas pessoas hoje querem de Jesus uma libertação da miséria? É só o que se prega atualmente. O povo grita “Hosana”, ou seja, "salva, agora" ... das enfermidades, da miséria, da pobreza, do problema “X” e “Y”. Uma frase típica do imediatismo moderno. Mas Jesus ta mais interessado de nos salvar espiritualmente. Ele já dizia: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”. (Lc.19.10). E também: "Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo". (Mt.10.28).

3) Jesus entra em uma vida para ser conhecido plenamente (v.10,11)
"E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, e perguntavam: Quem é este? E as multidões clamavam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia!".

Quando Jesus ia adentrando em Jerusalém, algumas pessoas se questionavam “quem é este?” e outros respondiam “é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia”. Observe que enquanto uns não conheciam quem era Jesus, outros não conheciam direito.

Jesus quer entrar em tua vida para ser conhecido plenamente. Conheça Jesus plenamente. Você descobrirá que ele é mais do que um carpinteiro, mais do que um profeta de Nazaré da Galiléia.

4) Jesus quer entrar no profundo da alma para purificar interiormente (v.12,13)
"Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores".

O alvo de Jesus ao entrar em Jerusalém era o “templo”. No relato de Mateus, assim quando Jesus chega a Jerusalém vai ao templo. E lá ele realiza a purificação do local. Pois estavam fazendo “negócios” com a fé do povo. E os sacerdotes estavam metidos na sujeira. Todos os bichos que ali estavam sendo comercializados eram para serem usados no sacrifício do templo. Ao invés do povo trazer seus animais de casa para ofertar ao Senhor, os comerciantes propuseram algo mais rentável e lucrativo: o animal já tinha lá no templo para ser vendido. Os sacerdotes, como tinham parte no lucro, davam maior ênfase aos bichos que eram vendidos no templo. Assim, o templo que era para ser de oração virava comercio.

O mesmo ocorre com nossas vidas. A Bíblia nos revela de Gênesis a Apocalipse que fomos criados para adorar a Deus, para a sua glória. Entretanto, temos transformado as nossas vidas em negócio próprio. Temos feito de nossas vidas patrimônio individual, e usado para glória e culto de si mesmos. Jesus que ir ao templo de nossas vidas e ser o Senhor delas!

O alvo de Jesus é o profundo de nossas almas. Cristo não quer ficar na periferia de nossas vidas. Ele quer fazer parte do meio. Observe que o templo de Israel era o ponto central do povo. Não era o palácio do rei Herodes e nem as sinagogas dos rabinos. Mas o templo, no meio de nossas vidas! E chegando lá ele tem a finalidade de fazer a purificação de todos os nossos pecados. “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. (1Jo.1.7).

Entrega-te, deixa Jesus entrar em tua vida e purificar todo o teu ser! Abra a porta do teu coração e permita que a vida de verdade se inicie em ti.