quinta-feira, 6 de março de 2008

O PLANO DA SALVAÇÃO


A CRIAÇÃO
Você precisa saber que Deus é o criador de todas as coisas inclusive do homem (Gn.1.1,26). Precisa saber que a Terra e tudo o que nela há tem um verdadeiro dono (Sl.24.1). Pois no mundo hoje impera um falso dono (Jo.16.11; 2Co.4.4 e 1Jo.5.19).

A QUEDA DO HOMEM
Você precisa saber que Deus havia advertido o homem para não pecar (Gn.2.16,17). E este não o obedeceu (Gn.3.6 NTLH). O termo “queda” é usado para dizer que, ao desobedecer a Deus, o homem caiu de seu estado original (de pureza, santidade, saúde plena e imortalidade).


AS CONSEQUÊNCIAS DA QUEDA

Você precisa saber que graves conseqüências resultaram pela desobediência do primeiro casal formado. A morte (Rm.5.12; Rm.6.23), as enfermidades (Sl.38.3), maldições atingiram a Terra (Gn.3.17), a perca da glória de Deus (Rm.3.23), a condenação (Rm.5.18a).

A PROVIDÊNCIA DIVINA
Você precisa saber que mesmo no momento em que o primeiro casal criado havia pecado, Deus deixou entendido que uma providência seria tomada (Gn.3.15). Por intermédio de seus profetas vinha falando sobre a semente da mulher (Is.7.14). Os apóstolos de Jesus testificaram e presenciaram a providência de Deus (Jo.3.16,17; 1Jo.4.10). Bem como até aquele quem primeiro perseguiu os cristãos (1Co.15.3). Você precisa saber que JESUS CRISTO é a providência divina para a redenção do homem caído. Ele mesmo disse várias vezes “EU SOU” (Jo.6.35.51; 8.12, 24, 58; 10.11; 11.25; 14.6; Ap.22.13). João Batista, o seu antecessor disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”. (Jo.1.29).


A NOSSA ESCOLHA
Ao tomar conhecimento destas coisas, você precisa fazer a escolha de seguir a Jesus. Haja vista que Deus nos vez a sua semelhança (pensamos, sentimos e temos vontade própria). Precisamos fazer confissão de fé em Jesus (Rm.10.9 ARA), precisamos crer e ser batizado (Mc.16.16). O evangelho adverte do perigo de uma pessoa que rejeita ser um discípulo de Jesus (Jo.3.36; Lc.12.8,9 ARA).


COMO DEUS RESTAURARÁ TODAS AS COISAS?


O Novo Testamento nos informa como será o processo de restauração do mundo e de suas criaturas.


1º ATO DIVINO:
“Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro. Então nós, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor. Portanto, animem uns aos outros com essas palavras”. (1Ts.4.16-18 NTLH). 


Neste primeiro ato, Deus tirará da Terra todas as pessoas que si tornaram discípulos de Jesus Cristo. Todos que rejeitaram ser discípulos de Jesus, bem como todos os que brincaram de ser discípulos de Jesus ficarão na Terra. Chamamos esse ato de “arrebatamento”.

2º ATO DIVINO:
“Deus fará o que é justo: ele trará sofrimento para aqueles que fazem com que vocês sofram e dará descanso a vocês e também a nós, que sofremos. Ele fará isso quando o Senhor Jesus vier do céu e aparecer junto com os seus anjos poderosos, no meio de chamas de fogo, para castigar os que rejeitam a Deus e não obedecem ao evangelho do nosso Senhor Jesus. Eles serão castigados com a destruição eterna e ficarão longe da presença do Senhor e do seu glorioso poder. Isso acontecerá naquele dia, o dia em que ele vier para ser louvado por todo o seu povo e para receber homenagens de todos os que crêem. Vocês também estarão entre eles, pois creram na mensagem que nós anunciamos”. (2Ts.1.6-10 NTLH). 


Deus julgará os moradores da Terra com sofrimentos culminando com o castigo eterno a todos os que o rejeitaram e que não deram ouvidos a mensagem do evangelho de Jesus Cristo. Este momento é chamado de “grande tribulação” e “juízo final”.

3º ATO DIVINO:
“O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados. Porém o Dia do Senhor chegará como um ladrão. Naquele dia os céus vão desaparecer com um barulho espantoso, e tudo o que há no Universo será queimado. A terra e tudo o que existe nela vão sumir”. (2Pe.3.9,10 NTLH). 


Neste ato toda a Terra e o universo serão destruídos. Nada ficará de lembrança do velho mundo. Jesus disse aos seus discípulos que o céu e a Terra passarão (Mt.24.35).

4º ATO DIVINO:
“Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça”. (2Pe.3.13 NTLH). 


Neste ato se conclui a obra de restauração de todas as coisas. Toda Terra e universo serão destruídos para que seja feito tudo novo. Hoje Deus age restaurando o coração dos discípulos de Jesus para que se tornem homens redimidos para que amanhã possam ser habitantes de um novo mundo e desfrutem de Sua companhia por toda eternidade. Livres do pecado, do mal, do tentador, das enfermidades e da morte.

OBSERVAÇÃO:

TOME A DECISÃO DE ACEITAR A JESUS ENQUANTO É TEMPO.