quarta-feira, 1 de maio de 2013

SER CRISTÃO
















Texto: Lucas 9:57-62

Cristão é uma palavra que vem do grego “christianos” que quer dizer: seguidor de Cristo. “Ser cristão” é evidentemente isso: ser um seguidor de Jesus. Ela surgiu pela primeira vez em At.11:26 como “cristãos”: seguidores de Cristo. Posteriormente ocorre mais duas vezes como “cristão” (no singular): seguidor de Jesus em At.26:28 e 1Pe.4:16.

Com o passar dos séculos o cristão vem sendo confundido com alguém bem distante da realidade de quem SEGUE Jesus Cristo. E tornou-se alguém que segue uma denominação evangélica ou alguém que segue determinada crença. Todavia, as palavras de Jesus jamais passarão, ele disse: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão”. (Mt.24:35). O Espírito Santo de Deus, aquele que ficou encarregado de ser o vigário de Cristo na Terra, conforme Jesus assim determinou: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”. (Jo.14:16). Ele está conclamando a todos os verdadeiros cristãos a atenderem as palavras de Cristo. Dele Jesus disse: “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”. (Jo.14:26) E se colocarem a refletir e se dispor a viver o que Cristo propôs a todos aqueles que queriam segui-lo: “Seguir-te-ei para onde quer que fores”. (Lc.9:57b). A todos aqueles que querem SER CRISTÃO! Você quer ser cristão? Então vamos lá:

1) Ser cristão é dispor a enfrentar situações de desconforto: “As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Lc.9:58)

Por onde Jesus andava, não havia muitas regalias, muitas vezes se hospedava em lugares ruins, de desconforto, de pouca comida, veja bem, ele não nasceu em berço de ouro. Se você quer ser um seguidor de Jesus esteja pronto para lhe dar com o desconforto do que é ser cristão. Um exemplo: Existe uma situação mais embaraçosa e desconfortável para nós do que ter de dizer hoje em dia para as pessoas que Jesus é “O caminho” (Jo.14:6)? Se você disser que ele é “um caminho” então não pode ser seu seguidor.

Frase reflexiva: "Se você está à procura de uma religião que o deixe confortável, definitivamente eu não lhe aconselharia o cristianismo". C. S. Lewis

2) Ser cristão é ter de priorizar a vida para Deus e não a morte: "E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus"(idem v.59,60);

Deixar tudo relacionado a Deus para a beira da morte ou a própria morte não é um ato cristão, mas sim uma tolice. Jesus disse: “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”. (Mt.16:26). A Bíblia em Eclesiastes 12:1-7 manda o ser humano se lembrar do seu Criador antes que cheguem: a velhice, a dificuldade na vista, a fraqueza dos ossos, a queda dos dentes, as dores e sofrimentos e por fim a morte. Uma pessoa que quer realmente ser cristão tem de priorizar Deus em sua trajetória de vida e não ao terminá-la. Se você está vivendo assim, sinto muito, na verdade você não é um cristão, mas um enrolão! Você contribui financeiramente para a igreja de Cristo na terra? Você faz parte do corpo de Cristo numa igreja local? Você prega o evangelho para os descrentes? Você ler a Bíblia e ora freqüentemente? Você pratica a santificação? Então em tua vida Deus não é prioridade!

3) Ser cristão é para ser hoje e não amanhã: "Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus". (idem v.61,62).

Não adianta dizer que quer seguir a Jesus, mas primeiro tem que fazer isso ou aquilo. Isso não é ser cristão. A princípio, “cristão” quer dizer “seguidor de Cristo”. Logo, quem vem com essa proposta indecente já não é cristão ou se era, deixou de ser! Quando se diz que quer seguir a Cristo, não pode negociar isso com nada. Isso é ser cristão. Não dar para viver assim? Então não me diga que é um cristão vivendo assim, aposentando o serviço cristão e o reino de Deus. Jesus é bem claro: “Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus”. Não tem condições. Não lhe é submisso. Não está salvo. Precisa de salvação! O apóstolo Paulo fala que uma das condições da salvação é: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor... serás salvo”. (Rm.10:9). Onde “confessares” é tradução da palavra grega “homologeo”. Que significa: concordar, consentir, conceder. Versículos atrás Jesus diz: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me”. (Lc 9:23).

Frase reflexiva: “Não te vanglorie do dia de amanhã, porque não sabes o que trará à luz” (Pv.27:1).

CONCLUSÃO

“A Igreja costumava ser um barco resgatando os que perecem. Agora, ela é um cruzeiro recrutando o promissor [próspero].” Leonard Ravenhill

Quero te fazer algumas perguntas e você responda pra si mesmo: Há um pesar, uma aflição em teu coração ao ouvir essa mensagem? Tua vida se sente impelida interiormente a mudar? Existe arrependimento no teu coração pela vida religiosa que você vem vivendo?

Se suas respostas foram positivas, gostaria que você me procurasse para que eu pudesse ouvi-lo e orar por tua vida.