domingo, 1 de janeiro de 2012

CONTEMPLANDO A GLÓRIA DE DEUS














Texto principal: Êxodo 33.18-23

A Bíblia nos conta que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. (Rm.3.23). Isso, desde que entrou o pecado no mundo pela desobediência de Adão perdemos essa graça. Todavia, encontramos na passagem do texto principal, onde fala da visão que Moisés tem da glória de Deus, uma oportunidade para mostrar as gerações vindouras seu maravilhoso plano de salvação:

O ser humano é carente da glória de Deus.
Moisés disse a Deus: “Rogo-te que me mostres a tua glória” (v.18)

Como criatura feita a imagem e semelhança de Deus o ser humano tem um vazio profundo em sua alma: a glória de Deus. A Bíblia registra que a voz de Deus se ouvia no jardim do Éden. Deus passeava com sua glória ao cair da tarde (Gn.3.8). Desde lá, esses momentos maravilhosos tornaram-se escassos, ocasionais e com propósitos específicos de Deus. O ser humano mergulhou no pecado e ficou cada vez mais distante disso. Isaías foi inspirado por Deus para nos dizer: “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”. (Is.59.2). Jeremias também: “As vossas iniqüidades desviam estas coisas, e os vossos pecados afastam de vós o bem”. (Jr.5.25).

Você não tem falta da glória de Deus em sua vida? Achas que o vazio em tua alma pode ser preenchido por outra coisa? Faça como Moisés, busque a glória de Deus para a sua vida.

A glória de Deus revela a sua soberania.
Deus respondeu a Moisés: “Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do SENHOR; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer”. (v.19).

Não tem como contemplar a glória de Deus de outra forma. Todo o firmamento, universo e terra, revelam o domínio e o poder do criador e nós somos como um grão de poeira no meio disso tudo.

O ser humano torna-se insignificante perante a glória de Deus. Deve ser por isso que hoje muitos a rejeitam. E também porque Deus não se revela mais. Nessa glória, Deus escolhe quem ele quer que seja abençoado pela sua graça. Com certeza quem tem sede de sua glória não será esquecido por ele.

Você tem sede da glória de Deus? Já parou para pensar na grandeza de Deus?

A face de Deus tornou-se insuportável ser vista pelo pecador.
Deus ainda disse a Moisés: “Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá”. (v.20).

Quando vemos isso e lemos o evangelho de João 1.18 entendemos a importância da encarnação de Jesus. A palavra diz: “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer”.

O homem precisa contemplar a Jesus para que veja a face de Deus. Precisa de Jesus em sua vida para ir a presença de Deus. A Bíblia nos diz:

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela... O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu... E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”. (Jo.1.1,4,5,10,14).

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. (Idem 14.6).

“Este [Jesus] é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”. (Cl.1.15).

Você é um pecador, todos nós. Precisamos nos converter e nos aproximar de Jesus, o salvador enviado por Deus para nos tornar justos. Sem Jesus nunca veremos a face de Deus, nunca teremos a doçura de sua presença. O nosso pecado nos afasta de Deus, nos torna destrutivos diante de sua glória. O que será de você sem Jesus? Sentes os teus pecados agora?

O ser humano precisa de Jesus para contemplar a glória de Deus.
“Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; e tu estarás sobre a penha [rocha]. Quando passar a minha glória, eu te porei numa fenda da penha [rocha] e com a mão te cobrirei, até que eu tenha passado”. (v.21,22).

No Antigo Testamento muitos sacerdotes que entraram no santo dos santos morreram. Levitas morreram porque tocaram na arca da aliança. Povos que tomaram a arca da aliança ficaram doentes com toda sorte de praga.

Deus escolhe uma fenda na rocha para mostrar que há uma chance de contemplarmos sua glória. E essa rocha simboliza Jesus, que foi ferida para que eu e você fôssemos escondidos. A Bíblia nos diz: “Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa”. (1Pe.2.4).

“Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”. (Is.53.5).

“A saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação”. (2Co.5.19).

“Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. (Rm.8.1).

Estás arrependido dos teus pecados? Você deseja receber a Jesus em sua vida?

Deus virou as costas para o pecado, por isso não se vê a sua face.
“Depois, em tirando eu a mão, tu me verás pelas costas; mas a minha face não se verá”. (v.23).

Deus ama o homem, mas odeia o pecador. Todavia, em Jesus encontramos esperança e segurança. Pois ele foi desprezado na cruz para não sermos detestados por Deus. A Bíblia nos conta: “Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”. (Mt.27.46). Diz também: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus”. (2Co.5.21).

Entendes o que falei? Você como pecador vai para o inferno: “Os ímpios [pecadores] serão lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus” (Sl.9.17). Ele não quer saber de você como pecador. Ele dar as costas para ti. Você é um miserável! Entretanto, se colocares Jesus em tua vida, se seguires o caminho da vida, com certeza alcançarás perdão, graça e redenção diante de Deus por meio de Jesus Cristo seu Filho: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”. (Rm.5.1). Tire Jesus de sua vida e serás um pecador que Deus odeia!