sexta-feira, 3 de julho de 2009

A REVELAÇÃO DE JESUS SOBRE VERDADE E MENTIRA


Textos para meditação:

"Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade? Tendo dito isto, voltou aos judeus e lhes disse: Eu não acho nele crime algum". João 18.36-38.

"Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque eu digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? Se vos digo a verdade, por que razão não me credes? Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus". João 8.44-47.

"Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte". Apocalipse 21.8.

"Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira". Apocalipse 22.15.

REFLEXÃO


A revelação que Cristo trouxe da verdade:

A verdade sobre a vida: Jesus revelou que a vida não consistia em acúmulo de bens materiais: “...a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui”. (Lc.12.15), que a vida é única e quando não a entregamos aos cuidados de Deus poderemos perder a própria alma: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc.8.36), que sem Ele morreríamos em nossos pecados: “Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados”. (Jo.8.24), que a vida poderia ser eterna se ouvirmos a sua Palavra e crermos em Deus: “...quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”. (Jo.5.24), deixando claramente que a morte pode ser eterna: “Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente”. (Jo.8.51).

A verdade sobre a salvação: Jesus revelou que somos pecadores: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra”. (Jo.8.7), que desde o início da criação, quando escolhemos desobedecer a Deus, ficamos sujeitos ao pecado e dominados por ele: “Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado”. (Jo.8.34), e que saída que Deus oferece para o homem é ele próprio, Jesus: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. (Jo.8.36).

A revelação que Cristo trouxe da verdade é que a verdade não é meramente ser sincero ou franco. Pois Nicodemos era sincero, Saulo era sincero, o jovem rico era sincero, mas Cristo os confrontou com a pura verdade. A verdade é tudo o que Cristo ouviu do Pai e nos revelou. Isso é a verdade absoluta. O evangelho de Jesus é a mais pura verdade: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. (Jo.14.6).

A revelação que Cristo trouxe da mentira:

A revelação que Cristo trouxe da mentira é muito mais que falsidade ou habilidade de mentir. A mentira vem desde o início quando Satanás sugeriu uma vida livre de Deus, sem o seu domínio, uma proposta de vida independente dos cuidados de Deus ou de seguir suas leis. Esta mentira enganou a muitos anjos e tem arrebanhando multidões de seres humanos: “Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal”. (Gn.3.4,5).

A mentira de Satanás é sem fronteiras. Ela chega até dentro da igreja do Senhor. Ela engana líderes e membros. Quando ele não consegue arrebanhar pessoas dentro da igreja não perde a viajem e dissemina enganos sutis buscando embaraçar suas vítimas para que não possam prosseguir no caminho de Deus: “...desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”. (Hb.12.1).

No mundo a fora seu domínio é muito maior e mais devastador. Cristo o chamou de “príncipe deste mundo” (Jo.16.11). O apóstolo João em sua carta escreveu: “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno”. (1Jo.5.19). Satanás usa como instrumento de propagação da sua mentira: a Tv, a internet, a música, a poesia, o rádio, a religião, a ciência e etc. A mentira que ele semeou na humanidade e no mundo está enraizada em todas as classes da sociedade, em todas as nações e em todas as raças. A única maneira de não se contaminar com ela é abraçar a verdade do evangelho que, uma vez aceita, você irá enxergar as sutilezas do Diabo: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos”.(Lc.4.18). Jesus veio para desfazer as obras do Diabo (1Jo.3.8). Todas as obras do Diabo tem este fim: a mentira.

Quando a Bíblia fala sobre a condenação dos que “amam e praticam a mentira” (Ao.22.15) não se refere à mentira comum que o mundo chama de mentira. A mentira que a Bíblia se refere é essa que abordamos aqui. Quantas e quantas pessoas hoje no mundo vivem na mentira de Satanás e nem sabem disso! Sabe por que algumas pessoas odeiam os crentes quando falam sobre o evangelho de Jesus? Porque o evangelho revela a verdadeira situação deles. Entretanto, existem outras pessoas que quando escutam o evangelho de Jesus passam a odiar e abandonar a mentira.

Para você refletir:

Você conhecia esta verdade e esta mentira?
De que lado você estar?
Você se sente incomodado quando ouve o evangelho?
Você que já é crente, existe alguma mentira sutil que tem ti embaraçado?