sexta-feira, 2 de maio de 2008

O NOME JEOVÁ PODERÁ SALVAR ALGUÉM?




“Porque: Todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo.” Rm.10.13

Quando lemos este texto na Tradução Novo Mundo das Escrituras(TNME) a primeira pergunta que nos vem em mente é: Como posso invocar um nome híbrido e ter a certeza que serei salvo?


O nome “Jeová” surgiu do hibridismo de vogais emprestadas de um nome hebraico dado a Deus: “Adonay”(traduzimos “Senhor”). Tomaram as vogais “a,o,a” e inseriram entre as consoantes do nome divino YHVH(que chamamos de tetragrama), formando a palavra “Yahovah” ou, aportuguesado “Jeová”.

Para podermos entender bem porque isso foi feito, precisamos conhecer um pouco da língua hebraica e do trato do povo judeu com o nome divino. No hebraico não se escreve as vogais, só as consoantes. Na leitura do texto as vogais exigidas eram inseridas. O povo de Israel temia usar o nome divino em vão, assim evitavam pronunciar o nome substituindo-o por outro nome: “Adonay”. Chegando à palavra YHVH lendo o texto bíblico, diziam “Adonay” ou “O Eterno” para evitar o uso do nome revelado sem o devido respeito. A própria TNME, no “apêndice” página 1420, admite que copistas posteriores da LXX grega substituíram o tetragrama hebraico הוהי (YHVH) pelo título grego κυριος (kurios: “Senhor”; “amo”). Como o nome que Moisés lhes havia transmitido não era pronunciado(Êx.3.13-15), o tempo passou e foram esquecidas as vogais deste nome.

Assim, o nome “Jeová”, “Yahovah” ou “Iahovah” não consta nos manuscritos originais, nunca foi pronunciado assim pelas pessoas da Bíblia. Nenhum erudito em sã consciência afirmaria que o nome “Jeová” foi formado corretamente ou que este nome está assim no texto hebraico. O que consta são apenas as consoantes הוהי (YHVH), que são atualmente impronunciáveis.

Então outra pergunta surge conseqüentemente: Se o nome de Deus é impronunciável, como Paulo recomendava este nome para os cristãos invocarem e serem salvos?

Só há uma resposta que poderá solucionar esta questão. É que a pessoa que Paulo estava falando no texto de Romanos 10.13 não era de Deus o Pai, como assim querem os tradutores da TNME. Paulo estava falando de “Jesus”, apesar de está recitando uma parte do texto de Joel 2.32, ele tinha em mente a pessoa do Filho e não do Pai. Paulo traz o texto antigo para o contexto do Novo Testamento:

No verso 9 ele diz: “Se, com a tua boca, confessares Jesus...”(Rm.10 ARA)
Em Atos 4.12 Pedro nos diz: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.”(ARA)

Em Atos 16.31 o mesmo Paulo diz: “...Crê no Senhor Jesus e serás salvo...”(ARA)
Em Tito 2.13 ele reafirma: “Ao passo que aguardamos a feliz esperança e a gloriosa manifestação do grande Deus e [do] salvador de nós, Cristo Jesus.” (TNME).

CONCLUSÃO

No contexto do Novo Testamento o nome de Jesus é que salva. Como diz a Escritura: “... o nome que está acima de todo outro nome, a fim de que, no nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu, e dos na terra, e dos debaixo do chão, e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é o Senhor...” (Fl.2.9-11 TNM).

O “Senhor” que Paulo se refere em Rm.10.13 não é “Jeová” mas Jesus. Até mesmo porque o texto está em grego κυριος (kurios: “Senhor”; “amo”). Esta expressão é dada a Jesus várias vezes(Jo.9.38; 13.13; 20.28; At.1.21; 1Co.11.23).

YHVH não se pronuncia, conseqüentemente não se testemunha de um nome impronunciável, o próprio Moisés argumentou quando Deus o Pai o enviara para testemunhar dEle: “...Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?”(Êx.3.13 ARA). Um nome sem pronúncia?
Meu amigo Testemunha de Jeová, se você teve a coragem e a humildade de ler este texto até aqui, faço-lhe um apelo sincero: aceite Jesus Cristo como o teu único e suficiente Salvador e então verdadeiramente serás salvo. É da vontade do próprio Deus Pai que seja assim. Ele enviou seu único filho para este propósito: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (Jo.3.16 ARA).

Não há outro caminho que te leve a Deus Pai que você tanto ama e venera. Não deixe que uma instituição humana venha bloquear este caminho da salvação mentindo para você que invocando o nome de Jeová você será salvo. Abra seus olhos! Jesus disse: “....Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo.14.6 ARA). Não é uma “instituição” que te levará a vida eterna, não é a pronunciação do nome “Jeová” que te dará a certeza da salvação. Somente Jesus pode te levar ao Pai. “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” (1Tm.2.5 ARA). Você não precisa de outro mediador, só Jesus Cristo pode interceder por você. Os líderes cristãos e as igrejas cristãs são apenas colaboradores e não bloqueadores. Os fariseus agiam assim, e por isso foram reprovados por Cristo: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!” (Mt.23.13 ARA).

Bibliografia:
Livro “Quem são as Testemunhas de jeová?” editora Sinodal;
Bíblia versão Almeida Revista e Atualizada(ARA);
Tradução Novo Mundo das Escrituras edição brasileira 1967.