sábado, 22 de outubro de 2011

QUANDO CRISTO VIER, ACHARÁ FÉ NA TERRA?



Texto base: "quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?" Lucas 18.1-8

O que pensamos sobre fé? No mundo gospel rapidamente um monte de crentes responderiam essa pergunta. Já criaram até o slogan: “O poder sobrenatural da fé”. Todavia, a fé que Jesus fala é dessa? Ouvimos costumeiramente entre nós pentecostais que antes da vinda de Cristo, a igreja passará por um grande avivamento. Mas, como relacionar essa intuição com esse texto?

Essa pergunta de Jesus é uma retórica. Ele, na verdade, está afirmando que o mundo mergulhará em uma grande ausência de fé. E geralmente pensamos logo em um crescimento espantoso do ateísmo. Porém, quando estudamos a doutrina do fim dos tempos descobrimos um futuro mundo dominando por um ser religioso chamado de “outra besta” (Ap.13.11-14), um tempo de apostasia (abandono da fé) de manifestação do mal com sinais e prodígios (2Ts.2.9,10). Assim, o que podemos afirmar sobre a pergunta de Jesus?

Que a fé verdadeira, genuína, autêntica, entrará em uma grande escassez. Essa é a interpretação mais próxima do sentido em que Jesus fala em Lucas 18.8! Observem que a primeira recomendação que Cristo dar ao responder sobre o fim dos tempos aos seus discípulos é: “... Vede que ninguém vos engane” (Mt.24.4). No mundo hoje podemos perceber que já existe uma preparação desse cenário profético de Jesus que tem se aproximado cada vez mais para essa quase extinção da fé verdadeira. Temos provas disso ao nosso redor: