Igreja Cristã Gileade

Igreja Cristã Gileade
Rua Major José Araújo Aguiar, 290. Fortaleza - CE - Brazil CEP. 60850-470

segunda-feira, 5 de abril de 2010

VOCÊ ESTÁ CELEBRANDO O TEU PENTECOSTE?


Texto inicial: João 15:8,16

O Pentecoste ou “Festa das Semanas” ou “Festa da Colheita”, é uma festa judaica que tinha a duração de 50 dias a partir da Páscoa. A principal característica desta festa era o agradecimento a Deus pelos frutos da Terra. Onde os israelitas traziam suas ofertas ao Senhor nosso Deus (YHVH). Em Deuteronômio 16:10-12, 16, 17 registra essa ordenança do Eterno para o seu povo celebrarem a ele com ações de gratidão.

O fato é que Deus estabeleceu todas essas celebrações, bem como ritos e sacrfícios, prefigurando aquilo que faríamos espiritualmente depois de Cristo. Essas “sombras das coisas que haviam de vir”, como diz o apóstolo Paulo, (Cl.2:16,17) refere-se ao significado espiritual que hoje essas coisas trazem para o cristão.

Assim, temos vários frutos hoje que podemos apresentar ao Eterno celebrando o nosso pentecoste: o fruto do trabalho (dízimos e ofertas, ver Ml.3:10); o fruto do Espírito (Gl.5:22,23); o fruto da tribulação, perceverança, experiência e esperança (Rm.5:3,4); o fruto da disciplina (Hb.12:11); o fruto do evangelho (evangelismo e discipulado, ver 1Jo.2:1).


Tem gente que fica esperando morrer para apresentar alguma coisa a Deus. Porém, o nosso Deus é Deus dos vivos e não dos mortos. Lá no céu não tem evangelismo, discipulado, tribulação, paciência, fidelidade, temperânça, disciplina, dízimo e ofertas. Você tem que dá-los agora. Hoje! O pentecoste é para ser oferecido na vida e não na morte. "Os mortos não louvam ao Eterno, nem os que descem a região do silêncio". (Sl.115:17).

Algumas reflexões do texto de Deuteronômio 16 que citei aqui precisam ser feitas: