sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

PARE! E DIGA "CHEGA"














Texto: Gênesis 2.2,3; Êxodo 20.7-11

Lendo estes textos poderíamos perguntar: O que é o Sábado? É um dia que deve ser guardado? Não quero aqui entrar no mérito do Sábado, o dia e mandamento judaico. Vemos no Novo Testamento que o Sábado, em uma concepção cristã, foi substituído pelo Domingo (At.20.7; Ap.1.10). Mas também não quero deter-me nisso. Não cheguei ainda ao que Deus quer que eu fale para você aqui.

Entre o Sábado judaico e o Domingo cristão, qual o princípio que retiramos disso tudo? Acredito que seja o mesmo princípio que retiramos dos outros mandamentos. Por exemplo: “Não matarás” (Êx.20.13). O princípio contido neste mandamento não é a morte em si de uma pessoa, mas o retirar a vida de alguém que só Deus poderia fazer isso. É Deus que detém o poder dar e tirar a vida! Vejamos outro mandamento: “Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus em vão...” (Êx.20.7). O princípio guardado neste mandamento não está centralizado no nome de Deus em si, “Adonay”, “Yahveh”, “Yehovah”, "Jeová". Mas sim quando utilizamos de uma suposta companhia ou presença divina em benefício de nossas atitudes maquiavélicas.

O quarto mandamento diz: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho...” (Êx.20.9,10). É muito mais do que um dia, o Sábado tem um princípio, e é este princípio que deve ser observado. O princípio do Sábado é o homem parar tudo o que está fazendo e reconhecer que há um Deus no Céu e que devemos adorá-lo e servi-lo. Receba o que Deus quer te dizer: