segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O que é o nascimento de Jesus a luz da Bíblia?












Estamos numa época onde as pessoas se tornam mais sensíveis. Parece que se pode fazer tudo de ruim no ano, menos em dezembro. O interessante é que deram o nome “natal” referindo ao nascimento de Jesus, mas nunca vi uma data tão concorrida entre Noel, gnomos, doentes, luxúria, gula, bebedeira, árvore de natal, e uma data tão controversa, pois pertencia a outro. Definitivamente o nascimento de alguém nunca foi tão ridicularizado, concorrido e comercializado. Você já parou pra pensar que é festejado perto do fim do ciclo solar? Isso ocorre porque o dia 25 de dezembro na verdade era uma festividade pagã. Uma celebração do nascimento do deus sol. Conhecido nas civilizações antigas por vários nomes: Mitra, Rá, Hélios, etc. Na verdade Jesus nasceu aproximadamente no dia 01 de outubro, no fim da festa judaica conhecida com “festa das cabanas”. Bom, não quero desmitificar a mentira hoje aqui. Afinal, o meu vídeo está na internet para quem quiser se esclarecer: clique aqui. Meu objetivo é outro: que Deus fale ao seu coração. Assim, vamos ao que a Bíblia diz e o que Deus pode te dizer hoje:

Um dia anônimo

Não foi tocado trombeta em todo Israel avisando que Jesus viria. Ao império Romano não foi avisado profeticamente que Deus enviaria seu filho ao mundo. Jesus não nasceu no palácio real de Herodes, se fosse, seria mais fácil de matá-lo. Ele veio na época em que a nação de Israel estava debaixo de mais um cativeiro. Em que o mundo vivia sobre o domínio de Roma. Onde as promessas dos profetas do V.T. estavam esquecidas.

Jesus veio para você que pensa que o mundo gira em torno de si. Veio para você que se acha esquecido, veio para você que pensa que Deus não fala mais contigo, para você que pensa que as promessas de Deus não te alcançam, para você que pensa que as grades de sua prisão são mais fortes do que você.

Uma expressão do agir silencioso de Deus

Deus enviou Jesus nascido de mulher, debaixo da maldição da lei (Gl.4.4,5). Num momento em que Israel amargava as consequências de sua desobediência. Numa época em que os profetas estavam cansados, vários já haviam morrido e outros já velhos de esperar pelo Messias. Mas Deus estava agindo, o apóstolo Paulo disse que Jesus veio na “plenitude dos tempos”. Isto é, quando “encheu”, “completou”, a hora certa para se agir.

Quando chega o momento certo Deus age, e sem que vejamos. Ele vai agir. Não pense que que verás sua ação, mas seus efeitos sim. O nascimento de Cristo passou desapercebido por quase todos, mas seus efeitos causaram grandes transformações em pessoas e na história. E continuará causando em mim e você.

O amor e a salvação de Deus sendo providenciado

Simeão viu a salvação de Deus quando tomou nos braços o menino, Jesus, e disse: “porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel”. (Lc.2.30-32). Jesus vir ao mundo é providencia de Deus, não há outro motivo pelo qual o filho de Deus viesse ao mundo a não ser salvar. Ele mesmo revelou isso: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”. (Lc.19.10). Essa palavra “perdido” vem do grego “apollumi” que analizando-a nos dar o significado de: “destruído, morto, arruinado, perdido”; usada também como metáfora de “condenação ao inferno”. O nascimento de Jesus é sem dúvida a prova do amor de Deus e de sua salvação providenciada: Jo.3.16 e 1Jo.4.14.

Deus não tem que te provar mais nada. Ele já te provou que ama e que tem para você a salvação. Não há outro caminho, não há outra resposta. Jesus nasceu para você.

O cumprimento das promessas divinas

Em último lugar, Deus não poderia esquecer de suas promessas. Ele havia prometido o salvador (Gn.3.15; Is.7.14; 9.6; 53.5; etc.). As suas promessas não poderiam ficar, deveriam esperar o momento certo de agir e não ficarem no esquecimento. Mas, ficarem no aguardo. Jesus veio no momento certo. O domínio de Roma já era esperado por Deus, ele revelou a Daniel. É neste reino que o “alfa e o ômega” deveria vir. Para que no império de Roma (ou da besta, ver Daniel 7.2 em diante) ele desse o início e num futuro ressurgimento do mesmo ele venha dar o fim.

Não pense que Deus está de fora. Ele tem o controle nas mãos! Sua vida, minha vida, nossa vida, pertence a Ele. Suas promessas não falham. O que ele determinou não mudará seu curso. O que ele viu não poderá ser refeito. Suas promessas se cumprirão. Se Deus verdadeiramente te prometeu algo, ele vai cumprir. Espera.