quarta-feira, 2 de setembro de 2009

EXAME DIÁRIO DO CRISTÃO













Texto base: “Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados”. (2Co.13.5).

Você é um cristão?
Nada é tão importante para o cristão quanto o constante auto-exame, pois facilmente nós nos enganamos. Geralmente temos a facilidade de colocarmos a prova e exame a vida do outro. Contudo as Escrituras nos admoesta que façamos isso consigo mesmos.


1) Faça-o agora
Não adie isso. Quanto mais demorar mais duro ficará seu coração.
“Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados”. (Mt.13.15).
“pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado”. (Hb.3.13).

2) Faça de boa vontade
Não adianta fazer o exame de si mesmo se você está de má vontade.
“Os loucos zombam do pecado, mas entre os retos há boa vontade”. (Pv.14.9).

3) Faça profundamente
Não chame inofensivo o que Deus chama de pecado. A palavra de Deus diz: “Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros”. (1Sm.15.22).

4) Faça sem medo
O perfeito amor lança fora o medo.
“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”. (1Jo.4.18).

5) Faça sem comiseração
Alguns pecados se protelam na vida de crentes porque o tratam com pena (Mt.5.29).
“Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno”.

6) Faça com sinceridade
Diante daquele que conhece toda a nossa vida, é inviável falsificar o exame.
“E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas”. (Hb.4.13).

7) Faça-o orando
Peça a Deus para ele sondar a sua vida.

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”. (Sl.139.23,24).