quinta-feira, 2 de abril de 2009

RESTAURANDO O COMPROMISSO COM DEUS

















Texto: Lucas 22.54-62
#
É muito comum vermos um razoável número de pessoas afirmarem seguir a Cristo. Mas na prática se descomprometem inteiramente com o seu evangelho. O relato bíblico acima trás um comportamento semelhante ao que nós presenciamos hoje em dia. Pedro, discípulo e apóstolo de Jesus, momentos anteriores havia demonstrado total compromisso com Jesus (Lucas 22.33). Contudo, não conseguiu segurar a sua palavra na prática.
#
Precisamos a cada dia restaurarmos o nosso compromisso com Jesus. Pois ele está disposto a fazê-lo. Ele fez isso com Pedro depois da sua ressurreição. Jesus leva Pedro para uma restauração completa com ele (João 21.15-17). Creio que através desta mensagem Jesus quer restaurar o compromisso com você também.

#
O DESCOMPROMETIDO SEGUE A CRISTO SÓ DE LONGE
“Então, prendendo-o, o levaram e o meteram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe”. (v.54).
#
Pedro acompanhou a prisão de Jesus desde o Getsêmani. Vendo toda aquela situação e a forma como tramaram contra Jesus. Aquele que prometeu que estaria com ele “tanto para a prisão como para a morte”, se encontrava acuado, longe, distante de Jesus.
Será que você não é também esta pessoa? Que diz amar a Cristo, que afirmar ter Jesus no coração, mas na hora de ter um compromisso mais sério com ele fica só assistindo de longe? Já não é hora de você se aproximar dele de uma vez, já que você tanto afirma que tem ele no coração? É muito fácil carregar Cristo pendurado em um crucifixo no pescoço, eu quero ver você levá-lo de fato em sua vida. Trazer Jesus para o seu dia-a-dia. Para ser o seu Senhor.
O profeta Jonas também agiu de forma descomprometida com Deus: “Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR”. (Jonas 1.3).
#
O DESCOMPROMETIDO COMUNGA COM OS QUE NEGAM A CRISTO
“E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles”. (v.55).
#
Pedro estava lá junto daqueles que assistiam e torciam pela condenação de Cristo. Contudo, não os repreendeu, antes se silenciou e ainda se assentou com eles. Aquelas pessoas estavam coniventes com a condenação e morte de Jesus porque negavam o seu amor, sua palavra e sua missão.
A maneira que pensamos sobre “negar a Cristo” é muito simplória. Esquecemos que quando rejeitamos o amor de Deus revelado em seu plano de salvação que foi executado por ele, estamos negando a Cristo. Quando não guardamos a sua palavra e os seus ensinamentos, que foram repassados por seus apóstolos, estamos negando a Cristo. E fazendo essas coisas estamos comungando com os que negam a Cristo. A Bíblia diz: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. (Salmo 1.1).
#
O DESCOMPROMETIDO NEM SENDO RECONHECIDO SE COMPROMETE
“E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele. Porém ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço. E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou”. (v.56-58).
#
Como Pedro andava muito ao lado de Cristo, e a fama de Jesus se espalhou por todo Israel, logo foi facilmente identificado. Mas, Pedro fingiu não conhecer a Cristo. E não assumiu a sua postura de discípulo de Jesus.
Você é discípulo de Jesus? Você se vê como discípulo de Jesus? Diante das pessoas você sendo reconhecido, você confirma que é de Jesus? Quando estamos comprometidos com Jesus não há nenhuma dúvida quando somos interrogados acerca da nossa fé. Prontamente afirmaremos que somos seus discípulos. O apóstolo Paulo disse certa vez: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego”. (Romanos 1.16). Em outra parte ele disse: "Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados". (2Coríntios 13.5).
#
DEUS DEIXA UM SINAL PARA QUE O HOMEM VOLTE-SE PARA ELE
“Mas Pedro insistia: Homem, não compreendo o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo”. (v.60).
#
Quando vamos ao contexto percebemos que Pedro é avisado por Jesus. Ele dar um sinal a Pedro para que este se arrependa (Lucas 22.34). Estes sinais são muito particulares entre Deus e cada pessoa. Cada um sabe o que estou dizendo aqui.
Para Pedro foi o cantar de um galo e você? Quantas vezes Deus já ti sinalou para voltares, para te aproximares dele e você tem fingindo que não vê? A Bíblia diz: “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar”. (Isaías 55.6,7).
#
O DESCOMPROMETIDO PRECISA SER CONFRONTADO POR JESUS
“Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo. Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente”. (V.61,62)
#
Pedro estava ali sem perceber seu descomprometimento, sem perceber seu distanciamento. O galo já havia cantado, contudo Pedro não percebeu sua falta de compromisso. Mas, quando se deparou com o profundo olhar de Cristo, ele se lembrou do sinal que dera e saiu dali confrontando por Jesus.
Muitas vezes precisamos do confronto de Jesus para que possamos "se tocar". E voltarmos para Ele. Constantemente Deus faz esses confrontos, mas precisamos está com o coração aberto para perceber. Pedro chorou porque estava com o coração aberto. Mesmo descomprometido, parou para perceber sua falta de compromisso. E você? Jesus curou dez leprosos, mas só um voltou para ele (Lucas 17.12-19). Você está do lado de Pedro e desse leproso? Ou dos nove leprosos descomprometidos?