quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

VERDADES DA SAGRADA FAMÍLIA PARA TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA





















Texto base: Mateus 2.9-12
"Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra".

Assim como foi vivido na família de Jesus, todas as famílias da terra devem crer e anunciar estas verdades:


JESUS É O PONTO CENTRAL DA VIDA (v.9,10)
“Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo”.

Os magos vinham seguindo uma estrela já fazia tempo. Contudo eles não buscavam os astros do espaço sideral, mas alguém, uma criança que nasceria. Jesus. O que alegrava o coração deles não era a estrela, mas para onde ela os levava.
Muitas vezes nos alegramos com as belezas da vida. Com presentes que ganhamos ou que queremos ganhar. Com a natureza, com beleza humana. Porém o ponto central da vida é Jesus. Ele deve ser o principal e o centro de tua vida. Não deixe que nada nesta vida venha tirar o teu olhar de Jesus (Hebreus 12.2,3).

SÓ JESUS É DIGNO DE TODA HONRA E GLÓRIA (v.11)
“Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram...”.

Os magos não desviaram a adoração para Maria e nem para José. Todo o foco da adoração deles foi para o menino. Jesus, o salvador. Observe a expressão “o adoraram”.
Na época de natal percebemos que a adoração que deveria ser só de Jesus passa a ser dividida com um monte de gente: Papai Noel, várias Marias, Josés, seres angelicais, duendes e etc.
Não esqueçamos nunca de que toda honra e glória pertence a Jesus.

CRISTO É OURO, INCENSO E MIRRA (v.11b)
“... e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra”.

Os magos trouxeram à Jesus três coisas que representam bem a sua revelação ao mundo: a sua divindade (ouro – João 1.1), a sua pureza (incenso – Hebreus 4.15) e a sua morte (mirra – 1Coríntios 15.3).
Que todos nós possamos entender o seu propósito e sua revelação.

DEUS ZELA POR SEU EVANGELHO (v.12)
“Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra”.

Os anjos de Deus alertaram aos magos que eles não voltassem para Herodes. Pois sabia que ele invejava a Jesus. E queria matá-lo em secreto. Por isso falou com os magos em sonhos para tomarem outro caminho.
Ao tomar conhecimento do evangelho, não se deixe enganar por este mundo. Ou pelas coisas que nele há. Lembre-se de Jesus. Do que você significa para ele e tudo o que ele fez por você. Não siga o caminho de volta. Prossiga adiante. Não deixe que pessoas escarnecedoras venham matar a sua fé. Deus retribuirá à estes segundo as suas obras (2Tessalonicenses 1.4-10). Observe o que aconteceu com Herodes nos verso 15: “e lá ficou até à morte de Herodes...”.

CONCLUSÃO

Abra a porta do seu lar para Jesus verdadeiramente entrar. Não o “Jesus” religioso, mas o “Jesus” histórico e das narrativas bíblicas. Esse, com certeza fará mudanças significativas na tua vida e em toda a sua família se todos juntos fizerem o mesmo.