segunda-feira, 19 de maio de 2008

JESUS FAZ A DIFERENÇA


TEXTO BASE: "Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também. Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença?Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso" (Lucas 23.39-43 ).

Quando estamos no mesmo barco, no mesmo rumo, e quando o destino é ruim muitas vezes entramos em desespero. Entramos por situações difíceis da vida. Olhamos para o nosso redor atrás de um socorro e só vemos a morte. É fome, guerra, conflito, violência, destruição, corrupção, etc. Olhamos para o nosso semelhante e não vemos esperança. Pelo contrário, o homem vai de mal a pior. Estamos sentenciados ao mesmo destino: a morte. Estamos sofrendo todos juntos como os dois ladrões da cruz. Sofremos como igreja, como família, como cidade, como nação, como habitantes do mesmo planeta. E é nestes terríveis momentos que estamos passando que devemos olhar para alguém especial, que é capaz de fazer a diferença em toda essa situação: Jesus Cristo.

A Bíblia diz que entre os dois malfeitores da cruz, entre os condenados, entre os perdidos para a sociedade, estava Jesus Cristo. Ele é a grande diferença neste mundo em que vivemos. Tê-lo em nossas vidas, em nosso lado. Pois sabemos que ele passou por dores semelhantes as que passamos. E sem merecer. Sofreu, morreu e venceu a morte para nos dar a vida. E uma vida abundante (João 10.10 b). Jesus fez a diferença entre os dois condenados. Ele pode fazer a diferença em nossas vidas também:

sábado, 10 de maio de 2008

DISCERNINDO JESUS



Texto base: "Disse também às multidões: Quando vedes aparecer uma nuvem no poente, logo dizeis que vem chuva, e assim acontece; e, quando vedes soprar o vento sul, dizeis que haverá calor, e assim acontece. Hipócritas, sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu e, entretanto, não sabeis discernir esta época?" (Lucas 12.54-56).

Tenho percebido a facilidade que algumas pessoas têm de discernir certas coisas na vida, outras até absurdas como a “teoria" da evolução que vem sendo passada nas escolas e faculdades como “fato". Fico impressionado como algumas pessoas acreditam em teorias científicas de maneira tão cega, que claramente flagramos elas usando mais a “fé” do que a própria “razão” para concordar com elas. O que tem sido o “calcanhar de Aquiles” para os seus proponentes. O cômico nisso tudo é que a “fé” destas pessoas precisa ser maior do que a nossa própria fé que temos para acreditar em Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor.

A passagem bíblica citada acima nos fala justamente sobre essa facilidade que as pessoas têm de discernir os tempos e as coisas e da dificuldade de compreenderem ou aceitarem a mensagem do evangelho de Cristo.

Do texto base levantamos três reflexões:

sexta-feira, 2 de maio de 2008

O NOME JEOVÁ PODERÁ SALVAR ALGUÉM?




“Porque: Todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo.” Rm.10.13

Quando lemos este texto na Tradução Novo Mundo das Escrituras(TNME) a primeira pergunta que nos vem em mente é: Como posso invocar um nome híbrido e ter a certeza que serei salvo?