domingo, 30 de março de 2008

TEOLOGIA DE FUNDIÇÃO OU TEOLOGIA DA REVELAÇÃO?


Certo jovem me escreveu uma frase de Rubem Alves no orkut que define bem a Teologia de Fundição: “... Teologia é rede que tecemos para nós mesmos, para nela deitar nosso corpo. Ela não vale pela verdade que possa dizer sobre Deus (seria necessário que fôssemos deuses para verificar tal verdade); ela vale pelo bem que faz à nossa carne.”. A Teologia de Fundição é a mesma desenvolvida pelos povos pagãos que existiram no mundo antigo. Esses povos foram vizinhos de Israel e estão bem presentes nas narrativas do Velho Testamento. Isso se dá pelas constantes apostasias do povo de Israel que facilmente se seduziam pela Teologia de Fundição dos seus vizinhos. Era mais fácil fazer um deus do que aceitar Yahveh. Pois é muito complexo e muito acima da razão crer e aceitar a Teologia da Revelação. Os mistérios, os atributos divinos, a soberania e etc. eram de fato muito além de suas mentes.

quinta-feira, 13 de março de 2008

AS GRANDES PERGUNTAS DE DEUS


Somos questionadores de tudo. “Porque Deus é assim ?” “Porque ele fez isso?” “Porque faz aquilo?” Como filhos adolescentes queremos saber de tudo um pouco. Mas Deus também é um questionador. Ele pergunta não para saber a resposta. Pois sabe todas as coisas. Suas perguntas já são as respostas. São estímulos da fé. Uma demonstração de sua preocupação por cada um de nós. Uma prova de sua bondade e misericórdia.

Deus não precisa de explicações. Elas não seriam úteis. Pois tudo ele contempla, tudo pode e tudo sabe. Suas perguntas ficaram marcadas na história para serem feitas também a nós. E não só a nós, mas a toda a humanidade. Por isso a Bíblia Sagrada, a palavra de Deus, as registaram.

quinta-feira, 6 de março de 2008

O PLANO DA SALVAÇÃO


A CRIAÇÃO
Você precisa saber que Deus é o criador de todas as coisas inclusive do homem (Gn.1.1,26). Precisa saber que a Terra e tudo o que nela há tem um verdadeiro dono (Sl.24.1). Pois no mundo hoje impera um falso dono (Jo.16.11; 2Co.4.4 e 1Jo.5.19).

A QUEDA DO HOMEM
Você precisa saber que Deus havia advertido o homem para não pecar (Gn.2.16,17). E este não o obedeceu (Gn.3.6 NTLH). O termo “queda” é usado para dizer que, ao desobedecer a Deus, o homem caiu de seu estado original (de pureza, santidade, saúde plena e imortalidade).


AS CONSEQUÊNCIAS DA QUEDA

Você precisa saber que graves conseqüências resultaram pela desobediência do primeiro casal formado. A morte (Rm.5.12; Rm.6.23), as enfermidades (Sl.38.3), maldições atingiram a Terra (Gn.3.17), a perca da glória de Deus (Rm.3.23), a condenação (Rm.5.18a).

A PROVIDÊNCIA DIVINA
Você precisa saber que mesmo no momento em que o primeiro casal criado havia pecado, Deus deixou entendido que uma providência seria tomada (Gn.3.15). Por intermédio de seus profetas vinha falando sobre a semente da mulher (Is.7.14). Os apóstolos de Jesus testificaram e presenciaram a providência de Deus (Jo.3.16,17; 1Jo.4.10). Bem como até aquele quem primeiro perseguiu os cristãos (1Co.15.3). Você precisa saber que JESUS CRISTO é a providência divina para a redenção do homem caído. Ele mesmo disse várias vezes “EU SOU” (Jo.6.35.51; 8.12, 24, 58; 10.11; 11.25; 14.6; Ap.22.13). João Batista, o seu antecessor disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”. (Jo.1.29).


A NOSSA ESCOLHA
Ao tomar conhecimento destas coisas, você precisa fazer a escolha de seguir a Jesus. Haja vista que Deus nos vez a sua semelhança (pensamos, sentimos e temos vontade própria). Precisamos fazer confissão de fé em Jesus (Rm.10.9 ARA), precisamos crer e ser batizado (Mc.16.16). O evangelho adverte do perigo de uma pessoa que rejeita ser um discípulo de Jesus (Jo.3.36; Lc.12.8,9 ARA).


COMO DEUS RESTAURARÁ TODAS AS COISAS?

sábado, 1 de março de 2008

LIÇÕES DE CRISTO AOS NICODEMOS DA VIDA


Texto base: João 3.1-12

Jesus trata de um assunto muito importante com um religioso chamado Nicodemos. Algo que está acima de rótulos denominacionais. Algo que está inerente à mensagem do evangelho. Creio eu que o “novo nascimento” é a base de todo o cristão. Não tem como ser um cristão autêntico sem antes passar por este processo.

Definição de novo nascimento: Regeneração (1Pe.1.23) de acordo com a Bíblia significa: “nascimento” (1Jo.5.1; Jo.3.7,8), “lavagem” (Tt.3.5), experiência simbolicamente expressa no ato do batismo (At.22.16), “renovação” (Tt.3.5; Cl.3.10; Rm.12.2; Ef.4.23; Sl.51.10), “Nova criação” ou “criação” (2Co.5.17; Ef.2.10; Gl.6.15; Ef.4.24) e “ressurreição” (Rm.6.4,5; Cl.2.13; 3.1; Ef.2.5,6).

Nicodemos era membro do Sinédrio (o mais alto tribunal religioso dos judeus, do qual faziam parte os sumos sacerdotes, os chefes religiosos e professores da Lei). Foi quem defendeu Jesus quando este foi julgado e quem contribuiu com as especiarias para o embalsamamento do corpo de Jesus.

Esta conversa que Cristo tem com Nicodemos nos trás vários ensinamentos: