domingo, 22 de junho de 2008

A MANIFESTAÇÃO UNIVERSAL DA GRAÇA DIVINA











"Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras". Tito 2:11-14

As palavras "graça" (favor, ato de clemência, etc.) e "salvar" (pôr a salvo, livrar de algum perigo, etc.), estão presentes na Bíblia Sagrada porque Deus escolheu assim proceder para conosco. Não existe algo tão claro na Bíblia do que estas duas palavras. Depois de nos revelar que Deus criou o universo e tudo que nele há; que o homem criado havia desobedecido; que esta desobediência trouxe conseqüências que até hoje perduram; que este Deus, mesmo depois do homem ter caído, procura trazer leis para moralizar este homem caído; que este homem caído mesmo em meio a tantas leis não é capaz de obedecê-las. A Bíblia nos revela finalmente que...


1) “a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens.” (v.11)
Não importa qual seja a geração, o Senhor traz salvação a todos. Estamos vivendo o tempo da graça de Deus. O tempo em que Deus está dispensado todo o seu amor, misericórdia, favor, graça, perdão e bênçãos. Não podemos desperdiçar este momento (Hb.2:3). Jesus é o portador destas boas novas (Jo.12:46-50).

2) A salvação de Deus nos ensina um novo viver
"educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente". (v.12)
O arrependimento foi o primeiro ensino dado por Deus para começarmos esta nova vida (Mt.3:1,2). E é isso que o texto diz quando fala em abandonar a impiedade e as paixões mundanas. Este novo viver do salvo em Jesus é de sobriedade (sem drogas), de justiça (sem injustiça, desonestidade ou trapaça, fazer o certo) e de piedade (obediência, santidade).

3) A salvação de Deus nos ensina a viver a vida esperando por Cristo Jesus
"aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus". (v.13)
O cristão de verdade, tem um objetivo final: Se encontrar com Jesus na sua vinda!!! Este era o viver do cristão do passado, ansiando este momento (Cl.3:4; 1Pe.5:4; 1Jo.2.28). Além de sua promessa que voltaria (Jo.14:1-3), sua ressurreição e ascensão nos confirmam esta esperança (At.1:1-3,9).

4) Cristo morreu por nós, Ele levou todas as nossas iniquidades
"o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras". (v.14)
Cristo se deu na cruz pelos nossos pecados. Este fato está presente nas páginas do Novo Testamento. A graça de Deus nos alcança porque Cristo morreu em nosso lugar. Ao tomar sobre si todos os pecados, Jesus nos concede através de sua morte a oportunidade de recebermos de Deus a redenção de tudo que o pecado nos causou. E de nos tornarmos povo exclusivamente seu. Basta apenas crer e seguir a Cristo.

CONCLUSÃO:

Querido amigo, que você possa receber essa graça em tua vida! Receba hoje mesmo Jesus como teu salvador, siga-o e terás o livramento de tua alma da eterna condenação, bem como a redenção de todas as coisas. Ele veio para nos salvar. Creia, e serás salvo.
Escute esse hino: clicando aqui