quinta-feira, 13 de março de 2008

AS GRANDES PERGUNTAS DE DEUS


Somos questionadores de tudo. “Porque Deus é assim ?” “Porque ele fez isso?” “Porque faz aquilo?” Como filhos adolescentes queremos saber de tudo um pouco. Mas Deus também é um questionador. Ele pergunta não para saber a resposta. Pois sabe todas as coisas. Suas perguntas já são as respostas. São estímulos da fé. Uma demonstração de sua preocupação por cada um de nós. Uma prova de sua bondade e misericórdia.

Deus não precisa de explicações. Elas não seriam úteis. Pois tudo ele contempla, tudo pode e tudo sabe. Suas perguntas ficaram marcadas na história para serem feitas também a nós. E não só a nós, mas a toda a humanidade. Por isso a Bíblia Sagrada, a palavra de Deus, as registaram.


1a - Pergunta de Deus (no jardim do Éden. Ver Gêneses 3.7-13)
“Onde estás?” (verso 7) – Deus anda a procura do homem perdido (Lucas 19.10) Ele procura por verdadeiros adoradores (João 5.24)
“Quem te fez saber que estavas nu?” (verso 11) – Deus é santo. E como tal é preservador da pureza e inocência (Mateus 18.1-3)
“Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?” (verso 11b) – Deus quer nos mostrar que estamos errados e devemos reconhecer o nosso erro (1João 1.7-10)
“Que é isso que fizeste?” (verso 13) – Deus quer nos mostrar que para o pecado há conseqüências desastrosas (Romanos 6.23)

2a - Pergunta de Deus (defronte o mar vermelho. Ver Êxodo 14.15)
“Porque clamas a mim?” – Muitas vezes clamamos a Deus quando ele quer que entramos em ação. A fé exige ação. Sem atitudes a fé é morta (Tiago 2.14 BLH). Ter fé em Deus não é o suficiente. Temos que agir (Marcos 1.14-18; Mateus 22.14).

3a - Pergunta de Deus (na visão do profeta Isaías. Ver Isaías 6.8)
“A quem enviarei, e quem há de ir por nós?” – Deus quer homens e mulheres que possam representá-lo e falar por ele a todos os outros para que toda a humanidade se volte para ele. O impossível para nós ele já fez. Enviado Jesus para morrer por nossos pecados (João 3.16). Agora ele ordena que em todos os lugares do mundo anuncie o seu evangelho (Marcos 16.15). Porém ele precisa de “homens”. Pois “anjos” a seu dispor ele tem a todo instante. Ele confiou esta tarefa não aos anjos, mas a nós! Que através de Jesus Cristo efetuamos a reconciliação do homem com Deus (Mateus 16.19; Atos 2.14-41; 2Coríntios 5.18-20).

4a - Pergunta de Deus (do jardim do túmulo. Ver João 19.41,42; 20.15,16)
“Mulher, porque choras?” – Jesus deu fim a todo o sofrimento quando na cruz sofreu em nosso lugar (Isaías 53.4,5). Quando pensarmos que tudo está acabado, devemos saber que Deus é o Deus do impossível.
“A quem procuras?” – Muitas vezes procuramos um Cristo morto. Pendurado no madeiro. Um Cristo sem vida. Rogamos a um deus que não pode salvar nem mesmo a si próprio (Isaías 45.20). Mas Jesus está vivo dentre os mortos! E pode salvar a todos que clamam o seu nome (Atos 4.12; Romanos 10.8-10).
Interessante: “No jardim do Éden Deus procurou pelo homem. Mas no jardim do túmulo o homem procurou Deus”.

CONCLUSÃO
Deus te faz todas estas perguntas. E qual tem sido a sua resposta ? Se você não se acha pronto para responder estas perguntas ou se você deseja saber o que Deus quer de sua vida. Decida-se por seguir a Jesus. Ele é o único caminho para Deus (João 14.6).