quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

JESUS CRISTO, A MISERICÓRDIA DE DEUS ENTRE NÓS


Texto: Lucas 7.11-17

Este episódio ocorre momentos depois de Cristo realizar um grande milagre curando o servo de um tenente do exército romano em Cafarnaum. Quando Jesus chega a Naim se depara com um enterro do filho único de uma viúva. A cidade de Naim era da região da Galiléia. O local é agora uma pequena aldeia chamada Nein, situando-se 8 km a norte de Jezreel, num planalto no sopé do Monte Moré, atualmente denominado por Pequeno Hermom.

Algumas observações encontramos neste texto: 1) A viúva estava realizando mais um enterro em sua família; 2) Na tradição judaica ninguém poderia tocar no local do morto; 3) Era indecoroso interromper um enterro; 4) Soava muito estranho pedir para uma viúva parar de chorar pelo único filho que havia morrido; 5) A mulher na cultura judaica antiga, não tinha muito valor, principalmente quando esta não tinha filho homem e nem marido, que era o caso desta pobre viúva; 6) As cidades antigamente eram cercadas por muros e tinha portões de entrada; 7) Provavelmente os cemitérios eram fora da cidade.


1ª Lição: Cristo não deixa a morte prevalecer quando ele está entrando – v.12
“E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade”.

Jesus aproximava-se da cidade e no portão dela se depara com aquele enterro. A sua intervenção foi providencial.
Não fique pensando que quando Cristo entrar na sua vida, ele vai te deixar perecer. Grande é seu amor e a sua misericórdia. Ele diz em sua palavra: “quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”. Jo.5.24

2ª Lição: Cristo enxuga as lágrimas – v13
“Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores!”

No presente verso Jesus pede a mulher para não chorar. Parece até estranho ou um pedido sem sentido. Mas na verdade, quando Cristo viu aquela mulher chorando sua compaixão refletia em seus lábios. Ele viu a perda do marido, ele viu a dificuldade de criar sozinha um filho, ele viu agora aquela pobre mulher sem o filho.
Deus contempla a tua dor e os teus sofrimentos e se o perceberes aproximar-se de ti deixe que ele enxugue todas as tuas lágrimas.

3ª Lição: A misericórdia divina constrange aqueles que deram a palavra final – v14
“Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te!”

Para muitos, a presença de Cristo naquele cortejo não mudaria nada diante do fato que aquele jovem já estava morto e eles estavam caminhando para sepultá-lo. Daí porque Jesus toca no caixão, não para realizar o milagre, mas para fazer pará-los. A misericórdia de Jesus constrangeu todos aqueles que já haviam se conformado com o triste fim daquela viúva.
Talvez seus amigos ou médicos já deram a palavra final para o teu destino. Mas saiba que a misericórdia de Deus pode constrangê-los e te dar um novo rumo na tua vida.